MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Hospital da Acea será inaugurado no próximo dia 23 em Apucarana

Unidade será administrada pelo Instituto Santa Clara; saiba mais

Da Redação

·
Hospital do Coração Torao Tokuda, que vem sendo chamado de Hospital da Acea, será reaberto
Icone Camera Foto por TNOnline
Hospital do Coração Torao Tokuda, que vem sendo chamado de Hospital da Acea, será reaberto
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.09.2024, 08:55:12 Editado em 13.09.2024, 08:55:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

O Hospital da Acea, como tem sido chamado, vai voltar a funcionar em Apucarana (PR). O gestor de saúde Glauber Garbim, do Instituto Santa Clara, instituição que vai administrar a unidade de saúde, confirmou em entrevista que o ambulatório estará ativo a partir do próximo dia 23 de setembro, quando acontecerá a inauguração oficial da estrutura.

-LEIA MAIS: Vestibular da UTFPR oferta quase 300 vagas no campus de Apucarana

continua após publicidade

O Hospital do Coração Torao Tokuda foi inaugurado em fevereiro de 2012 e funcionou como ambulatório – sem a realização de cirurgias - até agosto de 2014 em terreno da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), quando o convênio que mantinha com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) foi encerrado. Desde então, o local está fechado.

A reabertura foi possível graças a um acordo judicial firmado pela Fundação Vilela Batista, administrada pelo médico Randas Vilela Batista, e a Acea. O Instituto Santa Clara, segundo Glauber, investiu entre R$ 12 milhões a R$ 14 milhões para readequar o local e torná-lo apto para as atividades. “O investimento é entre as obras necessárias para questões sanitárias de acesso, investimentos imobiliários e em equipamentos”, disse o gestor.

Segundo o gestor, inicialmente o hospital vai funcionar com 56 leitos em sistema de média complexidade para realização de cirurgias eletivas em 11 especialidades médicas, embora a estrutura tenha capacidade para mais de 100 leitos e UTI. “O hospital foi montado para atender integralmente em sistema SUS. A nossa expertise é justamente a oferta de cirurgias eletivas”, comenta o gestor. O Instituto Santa Clara administra 11 hospitais, sendo o de Apucarana o 12º.

continua após publicidade

Ele afirma que com o início do funcionamento do hospital em sistema ambulatorial, a expectativa é que os procedimentos sejam marcados em outubro para início das cirurgias em novembro.

A visita de trabalho do gestor do instituto foi acompanhada pelo deputado federal Beto Preto (PSD), que foi um dos interlocutores do acordo que permitiu a cessão do imóvel do hospital, que ainda pertence à Fundação Vilela Batista, ao Instituto Santa Clara. As negociações foram iniciadas há um ano, quando o deputado ainda ocupava o cargo de secretário de Estado da Saúde.

“Acho que conseguimos juntar esforços de diversas frentes, incluindo a Fundação Vilela Batista e a própria Acea. E o resultado disso é algo que tem 16 anos e agora será concretizado. Agora Apucarana vai contar com um centro de cirurgias programadas através do programa Opera Paraná”, comenta, acrescentando que o Instituto Santa Clara já presta serviços à Secretaria de Estado da Saúde através de suas unidades em outras regiões do estado.

continua após publicidade



						
							Hospital da Acea será inaugurado no próximo dia 23 em Apucarana
Foto por TNOnline
Local passou por obras nas últimas semanas
GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Hospital da Acea será inaugurado no próximo dia 23 em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!