MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Hortas solidárias ganham novos espaços na cidade

O plantio de hortaliças gera renda e doações para entidades sociais e cooperativa.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.06.2021, 16:27:43 Editado em 21.06.2021, 16:28:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As Hortas Solidárias de Apucarana, vem ganhando mais espaços na cidade. Elas ocupam áreas de diversos tamanhos e produzem hortaliças livres de agrotóxicos que são alimento para as famílias, geram renda, são doadas para ONG Casa Marta e Maria, para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap) e para o Lar São Francisco de Paulo. O Programa é uma parceria entre as secretarias da Mulher, da Assistência Social, da Agricultura e de Serviços Públicos, com total apoio da Prefeitura.

continua após publicidade

Atualmente as hortas solidárias estão no Espaço Empreender, no Conjunto Habitacional Dom Romeu Alberti, nas UBSs Maria do Café, Vila Rural Nova Ucrânia e Ruthe Eugênio, e ainda no Centro de Oficinas da Mulher. Para o prefeito Junior da Femac, a iniciativa das secretarias municipais é um sucesso e o modelo atende à sociedade como um todo. “Estimulamos e apoiamos o Programa, que vem crescendo e mostrando o valor para a saúde, para a economia das famílias e para o atendimento de organizações sociais”, ressaltou.

Na última semana, a horta solidária do Centro de Oficinas da Mulher recebeu replantio das mudas. Num pequeno espaço, produz couve, cebolinha, salsinha, rúcula e alface e mostra é possível plantar e colher alimentos saudáveis mesmo que se disponha de uma área reduzida, servindo de exemplo e estímulo para o cultivo doméstico. “Além disso, o envolvimento com a horta solidária tem grande valor terapêutico, em especial em um momento de pandemia”, afirma a secretária da Mulher Denise Canesin.

continua após publicidade

Ela acrescentou que os objetivos das hortas comunitárias das Unidades Básicas de Saúde são “melhorar a saúde mental da população por meio de vivências de trabalho em grupo, com troca de saberes, interação, sentimento de pertencimento e autonomia no cuidado.” O Programa de Hortas Solidárias deve ser implantado em outras UBSs.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Hortas solidárias ganham novos espaços na cidade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!