Apucarana

Hortaliças e bananas têm grandes perdas com a geada

Culturas que ainda não tinham sido afetadas devem sofrer efeitos do frio

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Hortaliças e bananas têm grandes perdas com a geada
fonte: TNOnline
Hortaliças e bananas têm grandes perdas com a geada

Agricultores da região começaram a calcular os prejuízos causados pela nova onda de frio nas lavouras. Além do trigo, milho e soja, as plantações de bananas e hortaliças também foram prejudicadas pelas últimas geadas. As perdas no campo vão refletir também no bolso do consumidor, com a alta nos preços dos produtos e derivados segundo estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral), do Núcleo Regional de Apucarana da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab).

continua após publicidade

geada  causou a quebra de produção das hortaliças, sobretudo as plantações em céu aberto, com perdas quase totais. De acordo com o Deral, até mesmo os plantios em estufas foram prejudicados. “Conforme a intensidade do frio, pode haver perdas pois ocorre o congelamento da planta”, comenta o técnico do Deral, Adriano Nunomura.

A onda de frio também causou um impacto negativo no preço da banana, que subiu 78%. O aumento é referente ao valor recebido pelo agricultor com a venda de sua produção. Segundo o Deral, as geadas registradas em junho e neste mês reduziram a produção do fruto. Com uma menor oferta do produto, ocorre um aumento do preço, que já acontece no mercado.

continua após publicidade

Conforme o técnico,  a caixa de banana era vendida a R$ 14 em junho já custa R$ 25 neste mês. Ele também informa que houve uma queda na qualidade, pois a fruta é sensível a temperaturas mais frias. “As geadas também vão impactar a próxima safra de banana com a redução de 20% na produção”, comenta.