MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Horta solidária promove saúde e renda; assista

Reforço na alimentação e geração de renda extra. A horta solidária implantada pela Prefeitura de Apucarana beneficia 16 famílias que cultivam de forma coletiva uma área de 2 mil metros quadrados localizada no Espaço Empreender. A iniciativa deu tão certo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.04.2021, 17:13:14 Editado em 19.04.2021, 17:23:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Reforço na alimentação e geração de renda extra. A horta solidária implantada pela Prefeitura de Apucarana beneficia 16 famílias que cultivam de forma coletiva uma área de 2 mil metros quadrados localizada no Espaço Empreender. A iniciativa deu tão certo que uma segunda horta está sendo implantada.

continua após publicidade

“Poder trabalhar nesta horta faz toda a diferença na minha vida e da minha família. Nessa época de pandemia, eu e meu marido estamos passando por muitos problemas financeiros e poder plantar no meu canteiro me ajuda a ter uma renda, tudo que tiro daqui me ajuda, levo para casa e vendo”, afirma Dirce de Fátima Silva. Dona Dirce não cuida do canteiro sozinha, o marido também auxilia no trato das plantas. “Eu e meu marido gostamos muito de plantar, ter esse momento nesse lugar traz paz”, disse.

A horta localizada na área do antigo IBC da Vila Nova tem 60 canteiros nos quais estão sendo cultivados rúcula, alface, almeirão, repolho, pimentas, couve, salsinha, cebolinha, brócolis, quiabo, milho e chuchu, entre outros. Tudo sem uso de aditivos ou pesticidas, explica a servidora pública Maura Fernandes. Os produtos colhidos são destinados às famílias envolvidas no projeto e o excedente é comercializado nas feiras diárias da economia solidária.

continua após publicidade

A secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, contou que uma segunda horta solidária está sendo preparada na região do Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti. “A obra na segunda horta está bem avançada já tem calçamento e concretagem, até grama já foi plantada”, disse Denise.

A horta solidária também vai contribuir para o novo projeto que a prefeitura acaba de lançar o ‘Feira Verde’, que vai trocar alimentos por material reciclável.

Em ambas as hortas a prefeitura providenciou a cerca de proteção da área, disponibiliza água e, através de Secretaria da Agricultura, preparou os canteiros e fornece as primeiras sementes e mudas.

Os produtos colhidos são destinados às famílias envolvidas na plantação e o excedente é comercializado nas feiras diárias da economia solidária, sob a coordenação da Superintendente da Economia Solidária de Geração de Renda Eliana Rocha.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Horta solidária promove saúde e renda; assista"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!