MAIS LIDAS
VER TODOS

VELHA POLÊMICA

Horário de verão volta à pauta com eleição de Lula. O que você acha?

Presidente eleito postou enquete no Twitter sobre retorno ou não da medida; assunto domina as redes sociais

Da Redação

·
Horário de verão caiu em 2019 no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL)
Icone Camera Foto por Arquivo TN
Horário de verão caiu em 2019 no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL)
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.11.2022, 14:15:41 Editado em 08.11.2022, 14:24:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O retorno do horário do verão voltou à pauta nacional após o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perguntar a opinião de seus seguidores no Twitter sobre o assunto. Até o início da tarde desta terça-feira (8), a enquete do petista já reunia mais de 2,1 milhões de votos.

continua após publicidade

Lula postou: “Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?”. “Sim” recebeu 67% dos votos até agora, enquanto o “Não” 33%.

Na verdade, o retorno do horário de verão é defendido por muitos apoiadores de Lula, incluindo famosos, como o ator Bruno Gagliasso. O artista publicou no Twitter um pedido para que o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, responsável por coordenar a equipe de transição para o governo Lula, incluísse em suas pautas o retorno da medida, que caiu em 2019 no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL).

continua após publicidade

LEIA MAIS: Morador de Arapongas é contemplado com R$ 10 mil no Nota Paraná

Por outro lado, o jornalista Flávio Fachel, da Globo,iniciou uma campanha bem-humorada contra a ideia também no Twitter. O jornalista apresenta o “Bom dia, Rio” e precisa acordar as 4 da manhã para sair de casa. “Já estamos com 32,4%. Vote "NÃO". Quem acorda cedo, sofre com o horário de verão”, escreveu.


Instituído no Brasil durante a gestão de Getúlio Vargas, em 1931 e 1932, o horário de verão só passou a ser adotado sem interrupções a partir de 1985. A medida foi criada para aproveitar a iluminação natural nos dias mais longos para poupar energia e reduzir o risco de apagões.

continua após publicidade

A suspensão do horário de verão já era estudada no governo de Michel Temer, mas foi implantada durante a gestão de Bolsonaro.

Entre as vantagens apontadas estão a economia de energia elétrica no País. No entanto, os estudiosos contrários afirmam que essa economia é considerada “irrelevante”, por isso, não há benefícios com a mudança do horário. Outra desvantagem são as questões de saúde, com a mudança no “relógio biológico” das pessoas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Horário de verão volta à pauta com eleição de Lula. O que você acha?"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!