MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Guarda Civil prestou mais de 3,6 mil atendimentos no semestre

Um dos destaques das atividades do semestre foi o trabalho da Patrulha Maria da Penha

Da Redação

·
Guarda Civil prestou mais de 3,6 mil atendimentos no semestre
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.07.2020, 15:59:41 Editado em 17.07.2020, 15:58:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O trabalho dos 29 agentes da Guarda Civil Municipal de Apucarana (GCM) tem contribuído para a preservação do patrimônio público e para a manutenção dos bons índices de segurança pública na cidade. Um balanço das ações desenvolvidas pela corporação ao longo do primeiro semestre foi divulgado nesta semana pelo comandante GCM Alessandro Carletti.

continua após publicidade

De janeiro a junho, aponta o relatório, foram realizados 3.611 atendimentos, com destaque ao apoio e fiscalização pública com 840 registros e rondas preventivas junto ao patrimônio público, que somaram 1.703 atividades. “As operações preventivas junto às questões de meio ambiente também exigiram atenção especial da GCM, resultando em 293 ocorrências no semestre”, relata Carletti.

As orientações pelo telefone 153 totalizaram 123 chamadas, 101 deslocamentos referentes ao trânsito e 75 ações integradas. “Nos primeiros seis meses deste ano realizamos 189 abordagens a veículos e pessoas, 27 atendimentos relacionados à perturbação de sossego e 26 ações de Defesa Civil”, informa o comandante.

continua após publicidade

Além de estar presente nas operações de fiscalização e orientação da população quanto às medidas preventivas em relação à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), outro destaque das atividades do semestre foi o trabalho da Patrulha Maria da Penha da GCM, que atuou firme no atendimento de casos de violência contra a mulher. “Realizamos o acompanhamento do “Botão do Pânico”, que é um dispositivo de proteção destinado à mulheres em situação de violência doméstica. Neste período de seis meses, foram 11 acionamentos onde estivemos prontamente a postos para proteger a vítima”, revela Carletti.

A divulgação do balanço, explica o comandante Carletti, tem como objetivo reafirmar a transparência das ações e prestar contas à comunidade. “Nossos agentes também participaram de reuniões comunitárias e palestras educativas de apoio em eventos comunitários, promoveram apreensão de armas, cumprimento de mandado de prisão, atendimento a furtos e roubos, entre outros serviços”, diz.

Atualmente, a corporação conta com 29 agentes, sendo dois do sexo feminino. Além de uma sede própria, o contingente tem à disposição 15 veículos, sendo nove automóveis/utilitários e seis motocicletas. “O prefeito Júnior da Femac deu continuidade ao trabalho de valorização da GCM, iniciado pelo ex-prefeito Beto Preto, e neste ano conquistamos o nosso estatuto e plano de carreira, além de novos veículos e equipamentos de proteção individual (EPI’s)”, conta Carletti. A curto prazo, a prefeitura também deve disponibilizar uniformes novos e realizar a troca dos coletes à prova de bala.

Criada pela Lei Municipal nº 031, de 5 de maio de 2005, a Guarda Civil Municipal de Apucarana é uma instituição civil desmilitarizada e órgão integrante da administração direta do Poder Executivo do Município. Sob a autoridade do prefeito municipal, tem como finalidade garantir segurança aos órgãos, entidades, agentes, população, serviços e ao patrimônio público.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Guarda Civil prestou mais de 3,6 mil atendimentos no semestre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!