MAIS LIDAS
VER TODOS

QUARTA SEMANA

Greve no INSS atrasa 1,7 mil perícias em Apucarana

Adesão dos médicos peritos à paralisação é de 100% nas agências da Previdência de Apucarana e Ivaiporã

Da Redação

·
Greve no INSS atrasa 1,7 mil perícias em Apucarana
Icone Camera Foto por Da Redação
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.04.2022, 15:05:42 Editado em 29.04.2022, 15:13:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A greve dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já soma quatro semanas. Cerca de 80% dos profissionais estão parados no Paraná, segundo a associação que representa a categoria.

continua após publicidade

Na região, o protesto tem adesão de 100%. Em Apucarana, os sete médicos peritos cruzaram os braços em 29 de março. São 21 dias úteis de greve até esta sexta-feira (29). Cada profissional faz 12 perícias por dia. Com isso, 1.764 pessoas deixaram de ser atendidas apenas em Apucarana.

Os peritos da agência apucaranense do INSS atendem a população de toda a região, inclusive de Arapongas. A Previdência Social concentrou em Apucarana o atendimento, incluindo da cidade vizinha, que conta com uma agência. Em Ivaiporã, a única perita contratada também aderiu à greve. Em 21 dias, ela deixou de realizar 252 atendimentos.

continua após publicidade

De caráter obrigatório, as perícias são necessárias para fundamentar a concessão, prorrogação ou interrupção do pagamento de auxílio-acidente, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

O INSS orienta para que os trabalhadores façam o reagendamento das perícias. No caso das agências onde a greve é de 100% dos médicos, as pessoas podem realizar o procedimento pelo telefone 135 ou pessoalmente. Caso o cidadão não compareça, mesmo com a greve, ele pode ser considerado desistente no sistema informatizado.

Os médicos peritos reivindicam reajuste emergencial de 19,99% e abertura de negociações com o governo. A categoria afirma que está há cinco anos sem qualquer reposição das perdas salariais. Os servidores federais também reclamam das condições de trabalho e exigem a realização de um concurso público para repor o quadro de pessoal.

Por Fernando Klein

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Greve no INSS atrasa 1,7 mil perícias em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!