O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Uma das prioridades da pasta na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o projeto não terá continuidade no governo do PR. No Paraná, a decisão atinge 12 estabelecimentos. Um deles é de Apucarana: o Colégio Estadual Cívico-Militar Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado, do Núcleo João Paulo. Veja lista abaixo dos colégios do Paraná.
A medida atinge apenas os colégios cívico-militares federais, que contam com militares aposentados do Exército. Apucarana tem mais três estabelecimentos que funciona neste modelo, mas com gestão feita pelo Estado e presença de policiais militares da reserva: Colégio Estadual Cívico-Militar Tadashi Enomoto, no Núcleo Habitacional Afonso Alves de Camargo; Colégio Prefeito Carlos Massaretto, na Vila Nova; e Padre José Canale, no Jardim Ouro Verde
A decisão de acabar com as escolas cívico-militares foi tomada em conjunto pelos ministérios da Educação (MEC) e da Defesa. A medida deve ser implementada até o fim do ano letivo. A informação foi divulgada inicialmente pelo Estadão.
Escolas do Paraná atingidas pela medida, segundo a Seed
- Colombo: VINICIUS DE MORAES C E EF M
- Lapa: CARNEIRO C E GAL EF NORMAL
- Apucarana: HEITOR C A FURTADO, C E-EF M PROFIS
- Cascavel: CATARATAS C E EF M
- Cascavel: JULIA WANDERLEY C E PROF EF M
- Curitiba: ARLINDO CARVALHO DE AMORIM C E EF M
- Curitiba: BEATRIZ FARIA ANSAY C E EF M
- Foz do Iguaçu: TANCREDO DE A NEVES C E EF M
- Guarapuava: HEITOR ROCHA KRAMER C E VER EF M
- Londrina: ADELIA D BARBOSA C E PROFA EF M
- Rolândia: JOSE ALEXANDRE CHIARELLI CE PROF EF M
- Ponta Grossa: COLARES C E PROF EF M
Deixe seu comentário sobre: "Governo Lula acaba com escolas cívico-militares; uma em Apucarana"