MAIS LIDAS
VER TODOS

OFÍCIO

Governo Federal recomenda que Apucarana crie casa de passagem indígena

Solicitação ocorre diante das sobre a situação de vulnerabilidade dos indígenas

Da Redação

·
Acampamento indígena no Parque do Japira, em Apucarana
Icone Camera Foto por Tribuna do Norte
Acampamento indígena no Parque do Japira, em Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.08.2023, 17:11:38 Editado em 08.08.2023, 17:38:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério dos Povos Indígenas recomendou a Prefeitura de Apucarana, no norte do Paraná, a implantação de uma Casa de Passagem para essa população no município. Conforme o ofício encaminhado à Secretaria de Assistência Social, a solicitação ocorre diante das denúncias encaminhadas à Coordenação Regional de Guarapuava referentes a situação de vulnerabilidade dos indígenas que comercializam artesanato na cidade sobretudo aqueles acampados no Parque Municipal Japira.

continua após publicidade

No texto o documento destaca a precariedade da permanência da comunidade indígena no parque colocando a saúde em risco, uma vez que crianças e adultos não têm acesso a banheiros e tomam banho em um córrego onde há despejo de esgoto residencial. Além disso, as famílias não conseguem ter acesso ao Bolsa Família e a cesta disponibilizada pelo CRAS não supre a necessidade da comunidade.

O ofício traz ainda outra denúncia sobre suposta violação dos direitos dos indígenas que estavam acampados nas proximidades do Estádio Bom jesus da Lapa. “A presença indígena na cidade é um direito proveniente da Constituição Federal, fundamentado pelo direito à liberdade de locomoção e pelo princípio da autodeterminação indígena, que garantem a possibilidade de viver ou transitar livremente em espaços urbanos, aos que assim desejarem”, diz um trecho do texto.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Apucarana sedia 1º Encontro de Olericultura Sustentável; saiba o que é

A criação de uma casa de passagem para alojar famílias indígenas vem sendo discutida há mais de quinze anos em Apucarana. A construção já esteve prevista no orçamento da União e chegou a ser anunciada com apoio da Funai, mas nunca saiu do papel. Uma área de cerca de quatro mil metros quadrados foi doada pelo município, no parque Japira, mas o projeto não andou. Em 2011, o Município e a Funai chegaram a ser acionados na justiça, pelo não cumprimento do projeto. A sentença, entretanto, foi reformada e retirada a obrigação dos órgãos de construir a casa de passagem.

MUNICÍPIO ESTUDA IMPLANTAÇÃO

Em nota, a Secretaria de Assistência Social afirma que estuda a implantação da casa de passagem no município, bem como a viabilidade, estrutura necessária, recursos e estratégias que serão apresentados ao gestor municipal. Para isso ainda serão realizadas visitas nas casas de passagens já existentes na região.

continua após publicidade

O texto diz ainda que a secretaria tem se aproximado das comunidades indígenas que transitam pela cidade. Em maio deste ano a secretária de assistência social Jossuela Pirelli juntamente com sua equipe técnica realizou uma reunião com as lideranças Kaingang na terra indígena Kaigang Apucaraninha em Tamarana. Na reunião foi possível ouvir e conhecer os indígenas que passam sazonalmente por Apucarana para venda de seus artesanatos.

Ainda conforme a secretaria, também estão sendo realizadas reuniões e estabelecendo fluxos com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), para contribuir com a permanência de estudantes indígenas no campus de Apucarana, a partir da inclusão desses estudantes em serviços e programas já existente no município, como o auxílio-alimentação, kit de higiene intima para mulheres e demais benefícios.

“A equipe técnica da secretaria está realizando contatos com as lideranças indígenas da cidade de Manoel Ribas e já agendou uma visita conjunta, com a secretaria do meio ambiente, ao Japira, a fim de analisar as condições em que estão acampados os indígenas e averiguar irregularidades sanitárias para melhorar as condições daqueles que ali se estabelecem”, diz a nota.

continua após publicidade

A secretaria também informa que está formulando uma capacitação aos servidores municipais para qualificar o atendimento aos povos indígenas, garantindo equidade e proteção as diversas etnias e singularidades em suas culturas.

“Vale ressaltar que os povos indígenas são diversos, múltiplos em suas especificidades e é necessário articular ações já existentes de garantia de direitos, com novas iniciativas, com muito zelo e cuidado para não impor aos indígenas padrões comportamentais e civilizatórios dos não-indígenas, ou agir com práticas higienistas. Nesse sentido, estamos nos aprofundados no tema para propor possibilidades de intervenção de forma respeitosa e conjunta com as lideranças indígenas”, conclui a nota.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Governo Federal recomenda que Apucarana crie casa de passagem indígena"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!