Leitores do TNOnline informaram à redação nesta terça-feira (05), que golpistas estão entrando em contato através de mensagens de WhatsApp, pedindo código de acesso via SMS para ingresso em grupos de notícia e, dessa forma, roubar a conta das vítimas e praticar crimes.
O TNOnline destaca que possui diversos grupos de compartilhamento de notícias, porém, em nenhum deles, é necessário compartilhar código de acesso. O número recebido por SMS - e solicitado pelos golpistas - nada mais é do que o código para invadir a conta do Whatsapp da vítima. Assim, os criminosos conseguem se passar pelas vítimas e praticarem crimes.
Em caso de compartilhamento de dados e perda do acesso à conta do Whastapp, a orientação é entrar em contato com a Polícia Militar ou Polícia Civil para registro de boletim de ocorrência.
ATIVAR VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS
Nessa situação, em que o código do WhatsApp foi fornecido a terceiros, o que você pode fazer é ativar a verificação em duas etapas (menu "três pontos" > Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas). Configure um endereço de e-mail para permitir que a configuração em duas etapas seja redefinida, pois este é o método que os criminosos utilizarão para impedir que você se recupere sua conta.
Monitore seu WhatsApp pelos próximos minutos e, caso ele seja desativado em seu aparelho, imediatamente reinicie o processo de ativação. Talvez você consiga recuperar sua conta antes que os criminosos ativem a confirmação em duas etapas para bloquear você, mas o ideal é que você use a confirmação em duas etapas para se proteger e impedir que eles tenham sucesso.
Deixe seu comentário sobre: "Golpistas usam nome do TNOnline para "roubar" WhatsApp de leitores"