MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Gestantes carentes terão passe livre no transporte coletivo

Para ter acesso ao benefício, as gestantes deverão se cadastrar nos CRAS, apresentar exame de comprovação de gravidez e atestado médico.

Da Redação

·
Gestantes carentes terão passe livre no transporte coletivo
Icone Camera Foto por Edson Denobi
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.06.2021, 16:10:14 Editado em 22.06.2021, 16:10:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta terça-feira (22), o prefeito Junior da Femac sancionou a Lei 039/2021 que institui o passe livre no transporte coletivo para as gestantes carentes e, realizou uma reunião para definir como a legislação será colocada em prática. A expectativa é que a gratuidade, mediante prévio cadastramento nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), seja assegurada até a primeira quinzena de julho.

continua após publicidade

A reunião, realizada no gabinete municipal, contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, da coordenadora da Escola da Gestante, a enfermeira obstétrica Maria Aparecida das Neves (Cidinha), e dos vereadores Luciano Fadchiano e Jossuela Pinheiro.

O prefeito lembra que a lei é uma iniciativa conjunta entre os poderes Executivo e Legislativo. “Foi uma reivindicação feita pelo vereador Facchiano e pela vereadora Jossuela, que vem ao encontro do que preconizamos dentro da Prefeitura, ou seja, acolher quem mais precisa”, pontua Junior da Femac.

continua após publicidade

De acordo com a lei, o transporte gratuito será garantido pelo Poder Executivo junto à Viação Apucarana Ltda (VAL) para assegurar o deslocamento das gestantes na realização de consultas, acompanhamento médico e exames pré-natais. “É o mesmo pensamento de quando decidimos bancar a redução de R$ 0,60 na tarifa do transporte para os trabalhadores neste momento de pandemia. Estamos ajudando as pessoas que mais precisam e as gestantes necessitam ser acolhidas de todas as formas”, reitera Junior da Femac.

Para ter acesso ao benefício, as gestantes deverão se cadastrar nos CRAS, apresentando exame de comprovação de gravidez e atestado médico. Além disso, a renda familiar deve ser compatível com os critérios adotados pelo Cadastro Único (Cadúnico). A gratuidade será concedida desde o início da gravidez até 60 dias após o nascimento da criança.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Gestantes carentes terão passe livre no transporte coletivo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!