Apucarana

Furtos e roubos diminuem em Apucarana

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Furtos e roubos diminuem em Apucarana
fonte: Reprodução
Furtos e roubos diminuem em Apucarana

Levantamento realizado pelo 10º Batalhão de Polícia Militar (PM) de Apucarana aponta que no primeiro bimestre de 2021, os crimes contra o patrimônio reduziram mais de um terço em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados demonstram que os crimes de furto caíram 37%, com 449 ocorrências nos dois primeiros meses de 2020 e 285 no mesmo período em 2021. 

continua após publicidade

No caso dos roubos, a queda foi mais acentuada: 41%, com 63 registros no primeiro bimestre de 2020 e 37 em 2021. O número de roubos de veículos também apresentou queda de 17% no período, com 49 registros em 2020 e 25 em 2021. 

Segundo o 2° tenente da PM Jair Machado de Lima Junior, o comportamento da população durante a pandemia, as disposições do toque de recolher  e as estratégias de policiamento são as principais causas deste resultado. “Com relação aos furtos, observou-se que a população tem ficado com um pouco mais de frequência em suas residências, entretanto acredito ter sido determinante a realização de diversas operações e ações integradas, onde foram intensificadas as abordagens e identificação de pessoas que circulam pelas ruas após as 23h”, explicou. 

continua após publicidade

Com relação a diminuição de roubos, o tenente conta que há algum tempo vem sendo implementado um plano de policiamento em que as equipes realizam o policiamento presença em locais fixos. Este trabalho é feito em torno principalmente da área central da cidade, nos cruzamentos em que existe grande fluxo de pedestres e veículos, de modo que essa sensação de segurança transmitida pelas equipes da PM, acabam inibindo a ação de criminosos. Houve também a prisão de alguns indivíduos que estavam realizando a prática desses crimes em nossa cidade”, relatou o policial.

Para ele, a pandemia teve impacto direto nas atividades policiais. “A pandemia mudou alguns hábitos da população com relação à realização de diversas atividades sem sair de casa, impactando diversas atividades, inclusive na Polícia Militar, que teve de se adaptar de modo a tentar expor menos os nossos policiais, sem deixar de atender bem a comunidade e produzir resultados”, afirmou o tenente

Prisões por tráfico aumentam: 

continua após publicidade

Os números relacionados ao tráfico de drogas também chamam a atenção. De acordo com o levantamento, os números de ocorrências do tipo aumentaram em 12% neste início de 2021 em relação ao primeiro bimestre do ano passado. Foram 34 no ano passado contra 38 neste ano. O número de prisões cresceu 35% no primeiro bimestre, sendo realizadas 31 em 2020 e 42 no mesmo período deste ano. Segundo o tenente da PM, o trabalho de combate ao tráfico de drogas é constante.  

“Além de levantamentos feitos pelas próprias equipes policiais e pelo Setor de Inteligência do 10º BPM, temos tido muito apoio da população com a realização de denúncias via “Disque Denúncia” (telefone 181) e através do telefone da Polícia Militar (190). Reforçamos à população que continuem nos auxiliando com essas denúncias, sempre repassando a maior quantidade de informações possível, de modo a termos mais elementos na hora de agir contra esses crimes

Tags relacionadas: #Apucarana #Furto #PM #ROUBOS