MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Fumacê vai começar por 11 bairros mais afetados pela dengue; lista

Município enfrenta epidemia da doença, com 786 casos confirmados; saiba mais

Da Redação

·
Reunião na 16ª decidiu bairros prioritários
Icone Camera Foto por Divulgação
Reunião na 16ª decidiu bairros prioritários
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.01.2024, 15:35:02 Editado em 04.01.2024, 16:18:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma reunião no início da tarde desta quinta-feira (4), na sede da 16ª Regional de Saúde (RS), de Apucarana, definiu 11 bairros que receberão prioritariamente os veículos para a aspersão de inseticidas, conhecidos popularmente como "fumacê". O encontro, que visou definir estratégias para combater o avanço da dengue no município, contou com a presença de representantes da 16ª RS, da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), entre outros órgãos estaduais e municipais.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Casos de dengue disparam em Apucarana; secretário de Saúde faz apelo

Em um primeiro momento, a estratégia decidida é abranger com o fumacê um “cinturão” na cidade, começando pelos bairros com mais casos confirmados e com o maior número de infestação do Aedes aegypti: São eles: Vila Regina, Fraternidade, Jardim Figueira, Vila Apucaraninha, Novo Horizonte, Parque Bela Vista, Condomínio Vale do Sol, Cidade Alta, Novos Produtores, Orlando Bacarin e Núcleo João Paulo.

continua após publicidade

Durante esse percurso, bairros adjacentes também poderão receber os veículos. O trabalho começa no final da tarde desta quinta-feira. Inicialmente, o trabalho começaria pelo Interlagos, mas a ordem de prioridades foi alterada durante a reunião.

O fumacê precisa ser feito no final da tarde e no início da manhã, quando as temperaturas são mais amenas e há maior movimentação das fêmeas do mosquito. No entanto, os participantes da reunião destacaram a importância da população manter seus quintais limpos para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

 Carros com "fumacê" começam nesta quinta-feira a percorrer a cidade
Foto por TNONline
Carros com "fumacê" começam nesta quinta-feira a percorrer a cidade
continua após publicidade

Participaram da reunião o chefe da 16ª RS, Marcos Costa; o coordenador do Departamento de Vigilância e Epidemiologia da Prefeitura, Luciano Simplício Sobrinho; superintendente de Vigilância em Saúde, Marcelo Viana de Castro; o coordenador do setor de Combate a Endemias, Mauro Aguiar Almeida, entre outros servidores da 16ª RS e município. O vereador Lucas Leugi (PP) acompanhou a discussão feita pelos técnicos.

Uma força-tarefa foi criada para combater o avanço da dengue em Apucarana, que enfrenta um quadro de epidemia da doença. De acordo com dados preliminares do Sistema Nacional de Informações, Apucarana possui 1.439 notificações de dengue, com 786 casos confirmados, sendo 15 com sinais de alarme, que podem evoluir para hospitalização. Os números representam um aumento em torno de 400% desde a publicação do último boletim epidemiológico do Estado, em 19 de dezembro.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Fumacê vai começar por 11 bairros mais afetados pela dengue; lista"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!