MAIS LIDAS
VER TODOS

Reflexos

Fotógrafa de Apucarana retrata luta de mulheres trans

Ao longo dos últimos dois anos, a fotógrafa Camila de Melo acompanha mulheres trans pelo Brasil, inclusive em Apucarana e Jandaia, no Vale do Ivaí. Essa compilação de imagens leva o nome de Reflexos, uma exposição online criada pela artista. "Faço todos o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.04.2021, 09:06:08 Editado em 23.04.2021, 09:06:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ao longo dos últimos dois anos, a fotógrafa Camila de Melo acompanha mulheres trans pelo Brasil, inclusive em Apucarana e Jandaia, no Vale do Ivaí. Essa compilação de imagens leva o nome de Reflexos, uma exposição online criada pela artista. "Faço todos os tipos de fotos, mas a que me dá 'borboletas' no estômago é o fotojornalismo. Sempre procuro histórias emocionantes, como a dessas pessoas, como a técnica de enfermagem Leandra, de Jandaia, e a cuidadora e diarista Jackeline, de Apucarana", explica.

continua após publicidade

O trabalho foi feito com mulheres trans da região e também com uma mulher andrógina que vive no Mato Grosso. "São experiências inesquecíveis. A mulher que fotografei no Mato Grosso foi assassinada em dezembro do ano passado, muito triste. São histórias de luta e superação de cada uma delas. No momento, estou fotografando profissionais do sexo que ficam em frente ao Cemitério da Saudade. É um projeto que ainda não posso comentar", esclarece.

A fotógrafa morou em Apucarana por 10 anos e foi embora por um período. Porém, em 2020, voltou para a Cidade Alta para dar continuidade aos seus trabalhos e rever familiares. "Tive fotos publicadas na Vogue e fui pré-selecionada para uma exposição da Aliança Francesa, além de realizar uma exposição em Camaçari, na Bahia. Estou feliz por ter meu trabalho reconhecido", comemora.

continua após publicidade

A experiência, conforme Camila, pode sair do formato online em junho e ganhar espaço no hall do Cine Teatro Fênix, na Cidade Alta. "É quase certo que as fotografias desse trabalho especial estarão disponíveis para a comunidade, assim como um pouco da história de cada mulher trans fotografada. Em breve saberemos", reforça. Quem quiser conferir todas as imagens da exposição, pode clicar aqui.

A exposição

Reflexos das novas vivências e subjetividades, reflexos de uma sociedade transformada pela tecnologia, reflexos das novas práticas artísticas e suas infinitas possibilidades. Mesmo neste momento de crise mundial, a fotografia continua sendo uma das principais ferramentas para retratar e denunciar os reflexos da pandemia nas relações humanas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Fotógrafa de Apucarana retrata luta de mulheres trans"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!