MAIS LIDAS
VER TODOS

projeto de Apucarana

Feira Verde atendeu 17 mil famílias no ano e se torna referência no PR

Iniciativa já virou referência no estado e vem, com freqüência, sendo alvo de visitas e de pedidos de informações de gestores de outros municípios

Da Redação

·
Feira Verde atendeu 17.207 famílias apucaranenses
Icone Camera Foto por Divulgação
Feira Verde atendeu 17.207 famílias apucaranenses
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.10.2023, 20:48:46 Editado em 04.10.2023, 20:48:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

De janeiro a setembro, o Programa Feira Verde atendeu 17.207 famílias apucaranenses, chegando a 63 bairros beneficiados diretamente. Neste período, foram realizadas 192 feiras e recolhidas 206.897 toneladas de material reciclável. A iniciativa já virou referência no estado e vem, com freqüência, sendo alvo de visitas e de pedidos de informações de gestores de outros municípios.

continua após publicidade

O prefeito Junior da Femac lembra que, da mesma forma que Apucarana vem sendo exemplo, o Município se inspirou numa experiência desenvolvida em Ponta Grossa. “As boas práticas podem e devem ser replicadas. O Feira Verde foi uma sugestão feita pelo vereador Rodrigo Lievore, a partir de uma iniciativa que ele conheceu em Ponta Grossa. Acolhemos a sugestão, implantamos o Feira Verde e agora, com a consolidação do programa, outros municípios estão vindo a Apucarana para conhecer a nossa iniciativa”, frisa Junior da Femac.

-LEIA MAIS: Sesc Apucarana recebe mostra cultural indígena neste sábado (7)

continua após publicidade

Neste ano, o programa recebeu a visita de comitivas dos municípios de Barbosa Ferraz e Arapongas, entre outros. “Conselheiros estaduais e municipais de Segurança Alimentar e Nutricional também já conheceram a iniciativa. Vários outros municípios também entraram em contato solicitando informações e estão programando o agendamento de visita. Isso mostra que, após a implantação, o programa já se consolidou e se transformou em referência”, reforça Junior da Femac.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Gentil Pereira, afirma que o programa contribui para a educação ambiental. “As pessoas estão tendo uma preocupação maior em recolher e fazer a separação dos materiais recicláveis. Muitos destes materiais acabavam parando em fundos de vale e, a partir de agora, o programa contribui para aumentar a conscientização ambiental. Hoje também observamos que os bairros atendidos pelo programa estão mais limpos, pois os moradores recolhem os recicláveis para fazer a troca por alimentos”, salienta.

O secretário de Meio Ambiente também afirma que o programa contribui para o aumento do tempo de vida útil do aterro sanitário. “Os recicláveis são encaminhados para a Cocap e geram renda para os cooperados. Antes desta iniciativa, boa parte dos recicláveis acabava indo direto para o aterro sanitário, reduzindo seu tempo de vida útil. Ou seja, era dinheiro que estava sendo enterrado”, avalia Gentil.

continua após publicidade

O administrador da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap), Antônio Nogueira (Tonhão), constata duas realidades bem diferentes antes e depois do programa. “Por obrigação contratual, o caminhão da Cocap percorria os bairros para pegar o reciclável e a quantidade recolhida era muito pequena. Agora, com o Feira Verde, o caminhão volta destes mesmos bairros lotado de recicláveis”, compara.

O secretário municipal de Agricultura, Gerson Canuto, lembra que em 2023 houve um aporte de recursos. “O valor disponibilizado pela Prefeitura mais que dobrou, chegando próximo de R$ 1 milhão em 2023. Neste ano incluímos um percentual destinado a itens orgânicos, buscando fomentar este tipo de produção. Estamos também fazendo um planejamento para ampliar as regiões atendidas. Neste ano, por exemplo, já incluímos os distritos de Vila Reis e Pirapó, além do Jardim Curitiba”, cita Canuto.

Nilton Fornaciari, presidente da Cooperativa dos Cafeicultores do Pirapó (Coocapi), reforça que o Feira Verde garantiu o aumento da produção e representou também um incentivo para fazer investimentos na produção de hortaliças nas propriedades. “O pequeno agricultor sabe que vai produzir e que terá a garantia de compra. Isso dá uma maior tranquilidade para trabalhar e aumenta a autoestima, por saberem que estão envolvidos num projeto tão maravilhoso, que ajuda o meio ambiente, coloca alimentos saudáveis na mesa das famílias e ainda ajuda os cooperados da Cocap”, ressalta Fornaciari.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Feira Verde atendeu 17 mil famílias no ano e se torna referência no PR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!