MAIS LIDAS
VER TODOS

ATO SIMBÓLICO

Fecomércio entrega obras de duas praças em Apucarana

Por causa da pandemia do coronavírus não houve inauguração dos espaços

Da Redação

·
Memorial Casa de Portugal
Icone Camera Foto por Divulgação
Memorial Casa de Portugal
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.05.2020, 16:57:03 Editado em 28.05.2020, 17:42:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apucarana ganhou duas novas praças, que foram construídas pelo Sistema Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná). Um dos espaços está localizado junto ao Sesc, defronte à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde no passado funcionava a Casa de Portugal, e o outro em anexo ao Senac, nas proximidades do Parque Jaboti.

continua após publicidade

Devido à pandemia do coronavírus, as praças foram abertas em ato simbólico, realizado na manhã desta quinta-feira (28), que contou com a presença do prefeito de Apucarana, Junior da Femac, do gerente da unidade do Senac, Lucas Salvalaggio da Silva, da gerente do Sesc, Marcia Dallagnol, de Aida Assunção, presidente do Sindicato Varejista de Apucarana (Sivana) e de membros da colônia portuguesa.

O primeiro ato foi realizado no denominado Espaço de Saúde e Bem-estar, junto à unidade do Senac de Apucarana. “Trata-se de uma área doada pelo Município de cerca de 11 mil metros quadrados para a construção do Senac, que assumiu o compromisso de urbanizar este espaço que fica ao lado do Parque dos 70 anos”, explica o prefeito Junior da Femac.

continua após publicidade

Neste local, passa o canal do Córrego Jaboti, que separa naturalmente os dois parques. “O espaço foi cercado com alambrado e possui dois acessos, ganhando também parque infantil, academia ao ar livre, gramado, calçada, bancos, estacionamento e drenagem”, cita Lucas Salvalaggio da Silva, gerente do Senac.

O segundo ato ocorreu em área próxima ao Sesc, localizada defronte à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foram implantados o Memorial Casa de Portugal e Praça José Lebre dos Santos. “É um espaço que tem um grande simbolismo para Apucarana. Além de ficar próximo da nascente do Rio Pirapó, ele abriga o Memorial Casa de Portugal e presta homenagem ao pioneiro José Lebre dos Santos, descendente de portugueses e que foi um grande empresário do comércio de Apucarana”, ressalta o prefeito Junior da Femac, que lembrou o esforço feito para viabilizar a obra pelo ex-prefeito Beto Preto, pelo presidente da Fecomércio e atual vice-governador, Darci Piana, além de dirigentes da federação.

Osnei José Simões Santos se manifestou em nome da família do homenageado, lembrando que esta área abrigou por anos a tradicional Casa de Portugal e, em 2006, foi doada ao Senac pela colônia portuguesa para edificação do novo prédio da entidade. “Mas por estar nas proximidades da nascente do Rio Pirapó, entraves da legislação ambiental impossibilitaram a obra, que foi executada posteriormente em terreno doado pela Prefeitura de Apucarana nas imediações do Parque Jaboti”, recorda, acrescentando que José Lebre dos Santos foi homenageado por ser filho de imigrantes, ter dedicado à vida ao comércio da cidade e também por ter sido professor do Senac.

continua após publicidade

Luiz Fernando Mamede Mendes, presidente da comissão de obras, afirma que a Prefeitura contribuiu com a terraplenagem do terreno que possui área de cerca de 3 mil metros quadrados. “Além do memorial em homenagem aos pioneiros portugueses que atuaram de forma expressiva no comércio local, foram plantadas neste espaço 13 oliveiras de espécies que são cultivadas em Portugal e também 13 cerejeiras”, reitera, lembrando que o espaço possui ainda pista de caminhada, playground, academia ao ar livre, bancos e gramado.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Fecomércio entrega obras de duas praças em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!