MAIS LIDAS
VER TODOS

campo

Faturamento da fruticultura triplica em Apucarana

Ao longo dos anos, a produção de frutas vem ganhando cada vez mais protagonismo no campo em Apucarana

Da Redação

·
Faturamento da fruticultura triplica em Apucarana
Icone Camera Foto por TNOnline
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.01.2022, 11:19:04 Editado em 10.01.2022, 11:19:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ao longo dos anos, a produção de frutas vem ganhando cada vez mais protagonismo no campo em Apucarana. De 2016 para cá o faturamento da fruticultura quase triplicou no município, chegando a movimentar mais de R$ 14,8 milhões em 2020.

continua após publicidade

No período, o município mais que dobrou a área de produção, de 311 hectares para 658 hectares. Os dados do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), relatório divulgado anualmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mostram que a produção de abacate foi a que mais expandiu nos últimos quatro anos, atingindo R$ 5,2 milhões no último VBP, seguido pela laranja, caqui, banana e pela uva

O maior incentivo ao cultivo de frutas vem do programa Terra Forte, que doa mudas aos produtores que, em contrapartida, pagam o município com produtos que são destinados à merenda escolar e para entidades, conforme afirma o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Adriano Nunomura.

continua após publicidade

“Esse programa tem fomentado muito a fruticultura, pois é uma forma do produtor diversificar a produção e o município também consegue ganhar em produção”, destaca o técnico.

O secretário municipal de Agricultura Gerson Canuto ressalta que a fruticultura tem se tornado uma boa alternativa de negócios para os agricultores. Muitos produtores de culturas mais tradicionais passaram a plantar frutas e ampliaram seus lucros. Mas, segundo Canuto, são as pequenas propriedades que mais recebem incentivo da prefeitura, por meio do programa Terra Forte, o que tem feito o faturamento da fruticultura crescer a cada ano que passa. “Realmente o setor está avançando muito, tanto que atualmente Apucarana é o maior produtor de abacate do Estado do Paraná. Inclusive o Terra Forte vai oferecer mais 2,1 mil mudas de abacate”, assinala.

Entre os produtores que vêm se destacando na produção de abacate está o agricultor João Costa, que planta o fruto há 25 anos. “Faz 25 anos que plantei 20 pés na minha propriedade. Vendi os frutos e deu um bom dinheiro”, comenta.

continua após publicidade

No sítio de 18 alqueires, ele cultiva 600 pés de abacates dos tipos margarida e quintal, produzindo anualmente aproximadamente 360 toneladas. A produção de uma única propriedade é enviada para todo o Paraná e também a outros estados, como São Paulo, Pará e Pernambuco. Costa também é produtor de café, mas é do abacate que ele tira maior parte do seu faturamento. Além de Apucarana, o agricultor ampliou sua produção em uma propriedade que tem em Lidianópolis onde plantou mais 500 pés do fruto.

Por, Cindy Santos

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Faturamento da fruticultura triplica em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!