MAIS LIDAS
VER TODOS

troca de experiências

“Famílias Guardiãs” de Apucarana iniciam grupos de conversa

A atividade, que a partir de agora será mensal, teve como temática central o “Mês da Mulher”

Da Redação

·
Encontro ocorreu na sede dos Serviços de Atendimento
Icone Camera Foto por Prefeitura de Apucarana
Encontro ocorreu na sede dos Serviços de Atendimento
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.03.2024, 18:31:35 Editado em 26.03.2024, 18:31:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As 35 famílias do Programa Família Guardiã, uma política social que integra os serviços de acolhimento familiar da Secretaria da Assistência Social de Apucarana, participaram nesta terça-feira (26/03), na sede dos Serviços de Atendimento, do primeiro encontro de troca de experiências.

continua após publicidade

A atividade, que a partir de agora será mensal, foi coordenada pela secretária Jossuela Pirelli, tendo como temática central o “Mês da Mulher”. Ela lembra que o “Família Guardiã” é destinado ao acolhimento temporário de crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos incompletos em situação de violação de diretos ou risco social, em que foi necessário o afastamento do convívio com os responsáveis. “A partir de agora, vamos reservar uma data por mês para a promoção de uma roda de conversa entre as famílias que fazem parte do Família Guardiã. Neste mês, estamos realizando o encontro exclusivamente com as “Mães Guardiãs” devido o “Mês da Mulher”, mas a ideia é que todos os membros da família envolvidos no acolhimento participem das próximas rodas de conversa”, explicou a secretária.

-LEIA MAIS: Com recorde de inscritos, fase municipal dos JEP's inicia em abril

continua após publicidade

A assistente social do Serviço de Acolhimento, Josiane Caniato, esclarece que o projeto de troca de experiências foi desenvolvido a partir dos atendimentos individuais. “Percebemos que muitas demandas, apesar do caráter particular e singular de cada família, tinham similaridades, por isso desenvolvemos este projeto que tem formato de roda de conversa, onde queremos fortalecer os laços entre essas famílias de modo a estabelecer troca de experiências, ou seja, além de orientações técnicas, as famílias possam ajudar uma as outras a partir da vivência, em um verdadeiro grupo de fortalecimento”, mencionou Josiane.

A primeira roda de conversa para troca de experiências do “Família Guardiã” contou ainda com a participação da diretora da Proteção Social Especial da Secretaria da Assistência Social, Isabella Silveira, e da psicóloga do Serviço de Atendimento, Flávia Maximiano.

O Programa – Instituído em Apucarana pela Lei nº 158 de 2003, o Família Guardiã conta atualmente com 35 famílias Garante o direito a convivência familiar e comunitária, previsto no Art. 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mediante oferta – às famílias – de um subsídio financeiro no valor de 75% do salário mínimo vigente, por acolhido, que é pago mensalmente e de forma integral com recursos municipais.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "“Famílias Guardiãs” de Apucarana iniciam grupos de conversa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!