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24 horas após temporal

Falta de energia ainda afeta 1,3 mil imóveis em Apucarana

Equipes da Copel seguem a campo para restabelecer o serviço na cidade; saiba mais

Da Redação

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Copel ainda está a campo em Apucarana e outros municípios do Paraná
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Copel ainda está a campo em Apucarana e outros municípios do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.10.2023, 16:53:09 Editado em 05.10.2023, 16:59:24
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Cerca de 1,3 mil unidades consumidoras continuavam sem luz em Apucarana até as 14h30 desta quinta-feira (5), segundo balanço da Copel. A empresa ainda está atuando para restabelecer 100% do abastecimento de energia elétrica.

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A cidade, uma das mais atingidas pelo temporal desta quarta-feira (4), chegou a ter 33 mil consumidores desligados no momento do "apagão", que atingiu mais da metade dos imóveis (61 mil, no total).

-LEIA MAIS: Moradores de Apucarana calculam prejuízos após temporal; vídeo

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O temporal atingiu diversas regiões do Paraná. A tempestade provocou danos graves à rede, como quebra de postes e a queda de árvores sobre os cabos. Cascavel, onde 55 mil consumidores chegaram a ficar sem energia, foi atingida por ventos de mais de 100 km/h, classificados pelo Simepar como tornado F2. Em Apucarana, os ventos foram de 77,4 km/h.

A intensidade do temporal provocou avarias em postes e quedas de árvores sobre a rede. Ao todo, a companhia registrou, até agora, 144 postes danificados que precisarão ser substituídos: 78 nas regiões Oeste e Sudoeste – dos quais 43 em Cascavel, 52 no Noroeste e 14 no Norte.

Paralelamente, um novo temporal na manhã desta quinta (5) atingiu parte das regiões Leste e Centro-Sul, provocando novos estragos. No momento, os municípios mais afetados são Ponta Grossa, com 8,6 mil consumidores desligados, Sarandi, com 1,9 mil, Londrina, com 1,4 mil, e Cascavel, com 1,3 mil.

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REGULARIZAÇÃO INTERNA – Especialmente em Cascavel, onde o temporal provocou estragos mais graves, a Copel esclarece à população que, caso os ventos tenham provocado danos na entrada de serviço e no "postinho do cliente", pode ser necessária a regularização dessa estrutura interna pelo cliente para que a Copel restabeleça o fornecimento de energia. Em caso de dúvida, o cliente pode consultar um técnico particular.

SEGURANÇA – A Copel lembra que, em ocorrências climáticas como esta, é importante o cuidado com a segurança. A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados, e acionar a concessionária através do número 0800 51 00 116.

FALTA DE LUZ – A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, mas também por meio do aplicativo para celulares, pelo site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. Sem internet, o aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz.

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