MAIS LIDAS
VER TODOS

ADMIRAÇÃO

Fã de Ayrton Senna, apucaranense coleciona grande acervo do piloto

O mecânico Ado Fontanini começou a acompanhar seu ídolo em 1984, época que adquiriu seus primeiros itens de colecionador

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.05.2024, 11:58:05 Editado em 01.05.2024, 11:58:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mesmo após 30 anos da morte de Ayrton Senna, o piloto ainda mantém muitos admiradores pelo mundo a fora, principalmente no Brasil, seu país de origem. Morador de Apucarana, no norte do Paraná, Ado Luciano Fontanini, 50 anos, possui um grande acervo com itens relacionados à carreira de seu grande ídolo.

continua após publicidade

São bonés, camisetas, pôsteres, chaveiros, adesivos, além de inúmeras réplicas dos carros usados pelo piloto, em miniatura. Um deles é a réplica da Toleman TG184, carro que levou Senna ao seu primeiro pódio da Fórmula 1, no ano de 1984, em Mônaco. Ele ficou na segunda colocação.

- LEIA MAIS:Fãs celebram Ayrton Senna 30 anos após morte de piloto

continua após publicidade

"Além de ser o melhor piloto em uma época em que só havia os melhores, Ayrton Senna era um cidadão brasileiro que levava o nome do Brasil para o mundo. No Japão ele é tão idolatrado quanto no Brasil", comenta.

Fã de Ayrton Senna, apucaranense coleciona grande acervo do piloto
Foto por arquivo pessoal

Fontanini, que é mecânico, afirma que o interesse por carros e corridas surgiu ainda na infância, mas a paixão foi potencializada pela figura de Senna. "O Ayrton Senna é meu grande ídolo. A determinação dele em querer sempre vencer é o que mais me fascina", afirma.

continua após publicidade

Nascido em São Paulo, piloto começou sua carreira competindo no kart em 73 e dois anos depois ele correu em Rolândia, aqui no Paraná, quando foi o vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Kart. A trajetória na Fórmula 1 começou em 81 quando venceu as Fórmulas Ford 1600 e 2000. No total Senna conquistou três títulos de campeão mundial, com 41 vitórias e 65 pole-positions. Uma das mais belas trajetórias da F1.

Além das corridas e outros empreendimentos Senna também patrocinou vários programas de assistência filantrópica, principalmente ligados a crianças carentes.

Fã de Ayrton Senna, apucaranense coleciona grande acervo do piloto
Foto por arquivo pessoal
continua após publicidade

O piloto também teve papel de destaque na história do boné de Apucarana. O boné usado por ele, do antigo Banco Nacional, foi fabricado em Apucarana.

Ayrton Senna despediu-se precocemente em um acidente fatal no GP de San Marino em 1994, deixando órfã uma geração e imortalizando seu nome na história da Fórmula 1.


Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Fã de Ayrton Senna, apucaranense coleciona grande acervo do piloto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!