Apucarana

Exército realiza treinamento com blindados; assista

Da Redação ·

30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BI Mec) realizou na manhã desta segunda-feira (22) uma instrução com o Blindado Guarani, no Lago Jaboti em Apucarana.

continua após publicidade

O Major Rigo explicou que a instrução é para habilitar os oficiais e sargentos que serão comandantes da viatura.  "A instrução de hoje é para oficiais e sargentos que chegaram esse ano, para comandar operações de transposição de curso em água, habilitar para comandar o carro com o motorista que já conhece a viatura, serão seis semanas de atividades, estamos em nossa quarta semana, terminando, eles já estarão apitos", explica.

O blindado tem capacidade de transportar 11 militares. "Esse carro possui muitas capacidades, como andar em lagos, rios, até no mar, desde que não tenha ondas muito altas, para a instrução estão participando apenas o motorista aluno na função de comandante de carro, outro aluno que acompanha, dois instrutores, militares já formados, habilitados para dentro da água", finaliza. 

continua após publicidade

O treinamento começou às 7h : Veja:

 Exército realiza treinamento com blindados; assista - Vídeo por: Reprodução  

Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR) Guarani, tem capacidade anfíbia, de tecnologia e fabricação nacional, desenvolvido com foco na capacidade dissuasória e na modernização das Forças Armadas.

continua após publicidade

Como fruto de um dos Projetos Estratégicos do Exército, o Guarani, de uso exclusivo das Forças Armadas, tem capacidade para transportar até 11 pessoas (oito combatentes, um atirador e um piloto) e pode alcançar velocidades de 100 km/h em terra e 9 km/h na água.

Além disso, possui tração 6x6, mede cerca de sete metros e custa aproximadamente R$ 3 milhões.