Ao longo dos dias 13, 14 e 15 de maio, acontece em Apucarana (PR), ao evento internacional Pint of Science, que busca levar ao público em geral a ciência que é produzida dentro das universidades.
O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. O evento acontece por três noites seguidas em centenas de cidades ao longo de todo o planeta.
LEIA MAIS: Mostra de profissões atrai estudantes da rede estadual em Apucarana
Apucarana é um dos 179 municípios do Brasil que realizam o evento. Na cidade, o Pint of Science acontece no Yellowstone Park, localizado na Rua Oswaldo Cruz.
A iniciativa é da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com a Faculdade de Apucarana (FAP) e com a Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar).
De acordo com o diretor de pesquisa e pós-graduação da UTFPR Apucarana, Thiago Ramires, a iniciativa visa a divulgação científica para o público em geral.
“A ideia é trazer os temas mais variados para a população em geral, em um ambiente fora das universidades. Por isso, através da união da UTFPR, Unespar, Fap e Facnopar, estamos aproximando a universidade das pessoas em geral”, diz.
Temas atuais da ciência e da pesquisa acadêmica serão abordados este ano, como a neurociência e a inteligência artificial.
O professor também conta que o evento possui entrada gratuita.
“A entrada é gratuita e toda a população está convidada. As universidades também vão levar os acadêmicos até o evento. O início é às 19h00 e vai até as 21h00”, salienta.
O Pint of Science tem como objetivo oferecer uma programação de divulgação de ciência acessível ao público em espaços públicos como bares, cafés e pubs. Desde então, o festival vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.
Serviço
O evento começou nesta segunda (13), onde foi realizada a palestra Ter ou não ter? Eis a questão, com as professoras Larissa Balan e Paula Carneiro, e tem programação ao longo desta terça (14) e quarta (15), no Yellowstone Park, que fica na Rua Oswaldo Cruz, 1420, no Centro de Apucarana.
Confira a programação:
Terça-feira (14/05)
- Daniel Prado: Somos elétricos: como a neuroengenharia decodifica a linguagem elétrica do corpo
- Rogério Saber: Sobre a relevância das Humanidades hoje.
Quarta-feira (15/05)
- Déverson Rando: Inteligência Artificial no Cotidiano: Aliada ou Ameaça?
- Luana Molina: Vivências para além do capacitismo: ressignificando a deficiência
Deixe seu comentário sobre: "Evento mundial que divulga ciência é realizado em Apucarana"