Na noite desta segunda-feira (09), o Cine Teatro Fênix foi palco de um evento cultural marcante para a educação de Apucarana. A Autarquia Municipal de Educação promoveu uma noite de autógrafos para o lançamento da Coletânea de Poesias, uma obra que reúne poemas escritos pelos próprios estudantes da rede municipal.
📰 LEIA MAIS: Incêndio de grandes proporções atinge frigorífico no Norte do Paraná
O livro é o resultado do projeto "O prazer da leitura mais perto de você", que é desenvolvido nas 36 escolas da rede municipal de Apucarana. O projeto, voltado para alunos desde o Infantil 4 até o 5º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita de poesias. O processo acontece em várias etapas, começando com a apresentação de poetas clássicos e contemporâneos aos alunos. A partir daí, as crianças são estimuladas a criar seus próprios poemas e a declamá-los em recitais organizados nas escolas. Os poemas-destaque de cada unidade escolar são selecionados para um grande Sarau de Poesias, realizado no Cine Teatro Fênix, e, posteriormente, são publicados na coletânea.
A secretária municipal de Educação, professora Marli Fernandes, destacou a importância da poesia no desenvolvimento dos estudantes. "Ao ouvir ou ler poesias, as crianças desenvolvem uma apreciação pela musicalidade da língua e pelos ritmos que a tornam cativante. Ao escrevê-las, por sua vez, elas são estimuladas a brincar com as palavras, a criar imagens mentais e a encontrar novas formas de comunicar suas percepções sobre o mundo. Enfim, o trabalho com a poesia em sala de aula contribui para o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da autoexpressão dos meninos e meninas", explicou.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, também participou do evento e destacou o excelente desempenho dos estudantes da rede municipal em avaliações externas. "No mês passado, o INEP divulgou os resultados do IDEB, e Apucarana alcançou uma nota de 7,6, a melhor da região Sul e a terceira melhor do Brasil, entre municípios de médio e grande porte. Recentemente, o portal QEdu confirmou esse destaque, apontando Apucarana como o município do Sul do Brasil, com mais de cem mil habitantes, que oferece o melhor ensino de português e matemática. Isso é motivo de muita alegria para todos nós", celebrou o prefeito.
Durante o evento, e pais dos estudantes ainda foram contemplados com a palestra “A importância do processo de avaliação em busca de bons resultados,” proferida pela mestra em Educação e doutora em Psicologia Social, Maria Inês Fini.
"Há três anos, nós lançamos a Escola de Pais, com o propósito de oferecer informações e conhecimentos essenciais sobre parentalidade às famílias dos nossos estudantes. Desde sua primeira edição, a iniciativa já explorou temas como o direito das crianças à convivência familiar, a influência da tecnologia digital na educação, o Transtorno do Espectro Autista, a diversidade cultural na primeira infância e a importância da participação das famílias no desenvolvimento escolar. A palestra de ontem faz parte da Escola de Pais,” acrescentou a secretária de educação, Marli Fernandes.
A 1ª Noite de Autógrafos dos Estudantes da Rede Municipal de Apucarana emocionou os presentes e reafirmou o compromisso da cidade com a valorização da leitura, da escrita e da educação de qualidade para as crianças.
Deixe seu comentário sobre: "Estudantes apucaranenses publicam Coletânea de Poesias"