MAIS LIDAS
VER TODOS

Educação Ambiental

Estudantes aprendem a importância da conservação das matas ciliares

Alunos da rede municipal assistiram a uma palestra sobre a importância das matas ciliares e visitaram uma mina d'água

Da Redação

·
O clique foi feito no dia 26 de maio
Icone Camera Foto por Reprodução/Prefeitura de Apucarana
O clique foi feito no dia 26 de maio
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.06.2023, 16:53:53 Editado em 14.06.2023, 16:53:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No último dia 26 de maio, os estudantes da turma de 4º Ano da Escola Municipal do Campo Professor Wilson de Azevedo tiveram uma experiência diferente. Eles visitaram uma mina d’água no Distrito de Caixa de São Pedro e plantaram mudas de árvores nativas na mata ciliar. A ação faz parte do projeto de educação ambiental Sementes do Futuro, desenvolvido nas sessenta unidades de ensino da rede municipal de Apucarana desde 2015.

continua após publicidade

“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que norteia os currículos dos estados e municípios, assegura o direito das crianças e jovens à educação ambiental. Em Apucarana, por meio do projeto Sementes do Futuro, os estudantes aprendem a separar o lixo reciclável do orgânico, a prevenir a transmissão de doenças como a dengue, a utilizar racionalmente os recursos hídricos, a cultivar hortas e jardins, a fazer compostagem, entre outros conteúdos. As atividades são ministradas de forma interdisciplinar e progressiva, envolvendo todos os meninos e meninas, desde a Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental", explicou a secretária de educação Marli Fernandes.

- LEIA MAIS: Apucarana tem 27 mil contribuintes em dívida com o município

continua após publicidade

Antes de visitarem a mina d’água do distrito, os estudantes da Escola Municipal do Campo Professor Wilson de Azevedo assistiram a uma palestra sobre a importância das matas ciliares para a proteção dos rios e lagos. A aula foi ministrada pela equipe pedagógica da área de ciências da Autarquia Municipal de Educação.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente doou as mudas de árvores nativas utilizadas pelos estudantes na ação. Entre as espécies plantadas, havia ipê-roxo, manacá-da-serra, quaresmeira, ingá, jangadeiro e araçá.

“A maioria dos estudantes da Escola Professor Wilson de Azevedo mora na zona rural. A escolha desta turma para participar da atividade foi muito bem pensada, pois as crianças certamente vão compartilhar os conhecimentos que aprenderam com os seus pais e familiares, levando a conscientização para um número muito maior de pessoas. A mata ciliar é a floresta nativa que fica à margem dos rios, igarapés, lagos e olhos d’água. A preservação desta cobertura vegetal por parte dos produtores rurais é essencial para manter a qualidade da água e diminuir a erosão do solo. Além disso, as matas ciliares servem de corredores para o deslocamento dos animais silvestres”, acrescentou o prefeito Junior da Femac.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Estudantes aprendem a importância da conservação das matas ciliares"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!