Apucarana

'Estamos entrando no colapso', alerta Beto Preto

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia 'Estamos entrando no colapso', alerta Beto Preto
'Estamos entrando no colapso', alerta Beto Preto

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, alertou na manhã desta quarta-feira (3) que o sistema de saúde do Estado está entrando em colapso.

continua após publicidade

"Eu diria que estamos entrando no colapso, estamos em pré-colapso", afirmou o secretário, durante entrevista para RPC. 

Segundo Beto Preto, há registros de pessoas que estão sendo entubadas em casa, em Cascavel. De acordo com o secretário, o governo está negociando para ampliar o número de leitos em todo o estado, especialmente em hospitais menores, onde ainda há possibilidade de ampliação. "Mas o horizonte é finito", disse 

continua após publicidade

A Secretaria da Saúde informou que "todos os esforços estão sendo feitos" para que não seja necessário transferir pacientes para outros estados.

Em duas semanas, a média móvel de casos confirmados de Covid-19 teve aumento de 48,5% no Paraná. Mas, além da alta de casos novos, os óbitos também acompanharam esse aumento. Com apenas dois meses completos, o ano de 2021 já concentra um quarto de todas as mortes da pandemia. Até 1º de março, o Paraná somava 645.621 casos e 11.598 mortes. Destas, 3.005 morreram neste ano.

Enquanto mais pessoas jovens se contaminam, as mais velhas são as principais vítimas fatais. Também há mais casos de mulheres que tiveram a doença, mas é maior o número de homens que morrem por causa da Covid-19. Em cada seis idosos com mais de 70 anos que se contaminaram, um morreu por causa da doença. Já na faixa etária entre os 30 e os 39 anos, que concentra o maior número de casos, foi um óbito para cada 450 infectados.

Na terça-feira (2), segundo dados da Secretaria da Saúde, o total de pessoas internadas com Covid-19 ou suspeita da doença bateu recorde, com 3.783 internações. A fila de espera por leitos hospitalares também registrou o maior número da pandemia, com 699 pessoas aguardando vagas em hospitais.