MAIS LIDAS
VER TODOS

Mudança

Estacionamento rotativo de Apucarana vai ganhar aplicativo; entenda

Uso da nova nova ferramenta foi aprovado após votação na Câmara de Vereadores; veja como vai funcionar

Da Redação

·
Rotativo digital elimina a necessidade de comprovante físico, uma vez que os créditos poderão ser adquiridos eletronicamente
Icone Camera Foto por Divulgação
Rotativo digital elimina a necessidade de comprovante físico, uma vez que os créditos poderão ser adquiridos eletronicamente
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.12.2023, 18:19:19 Editado em 14.12.2023, 18:19:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Hoje operacionalizado exclusivamente através de talões físicos de papel, o Sistema de Estacionamento Rotativo de Apucarana, também conhecido como “Zona Azul”, passará a ser gerenciado também através de aplicativo. A incorporação da modalidade digital, proposta através de projeto enviado pelo prefeito Júnior da Femac (PSD), foi aprovada de forma unânime pelos vereadores nesta quinta-feira (14/12) em sessões extraordinárias.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Hemonúcleo solicita doações de sangue em Apucarana

Atualmente, a zona regulamentada abrange 1.820 vagas rotativas em vias e logradouros públicos, onde o cartão de meia-hora é vendido ao valor de R$0,80 e o cartão de uma hora a R$1,60. Segundo a Superintendência de Trânsito, Transporte e Inovação do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan), a fiscalização será implementada de forma gradativa a partir do quadrante central. “A aprovação do projeto que atualiza a legislação, permitindo o uso da tecnologia, cumpre etapa importante para a liberação do uso do aplicativo por parte dos usuários. O início prático do estacionamento digital deve ocorrer dentro dos próximos 90 dias e será gradativo”, acentua Carlos Mendes, superintendente de Trânsito.

continua após publicidade

Ele explica que a prefeitura já adquiriu o talonário eletrônico que será usado pelos agentes municipais de trânsito e está viabilizando o equipamento de fiscalização digital. “Importante frisar que os talões de papel serão mantidos, podendo ser adquiridos nos pontos de venda credenciados normalmente”, observa Mendes.

O usuário já pode fazer o download do aplicativo, chamado “Estacionamento Legal”. “A pessoa que desejar já pode baixar o “App” na loja de aplicativos de seu smartphone e fazer o cadastro, familiarizando-se com as funcionalidades. Trata-se de uma tecnologia de uso nacional que na nossa região já é utilizada por Londrina, Maringá e Cambé”, revela Carlos Mendes, superintendente do Idepplan.

Além da facilidade de pagamento do tempo de permanência na vaga, que poderá ser efetivada através do aplicativo por meio de cartão de crédito, débito ou via pix, ao aderir o sistema digital o condutor poderá monitorar o sistema de estacionamento em tempo real através da internet, consultando a disponibilidade de vagas, tempo de estacionamento e pagamento. “Também através da tecnologia, mediante talonário eletrônico, os agentes municipais de trânsito irão realizar o monitoramento da permanência do veículo nas vagas”, observa Mendes, frisando que eventuais “notificações de irregularidade” também poderão ser pagas pelo usuário via aplicativo.

continua após publicidade

O prefeito Júnior da Femac agradeceu aos vereadores pela aprovação do projeto. “Estamos alinhando o nosso sistema rotativo às novas tecnologias, proporcionando maior praticidade e eficiência aos usuários, além de contribuir para a organização do trânsito e a melhoria do espaço urbano”, destaca o prefeito.

Ele frisa que o rotativo digital elimina a necessidade de comprovante físico, uma vez que os créditos poderão ser adquiridos eletronicamente, sem a obrigação de retornar ao veículo. “Para garantir inclusão, vamos manter a opção de adquirir o cartão de cobrança nos postos de venda credenciados pelo Idepplan”, reforça Júnior da Femac.

Ao anunciar a aprovação do projeto, o presidente da Câmara, vereador Luciano Molina, parabenizou o Executivo. “O estacionamento digital é uma reivindicação de muito tempo. Um pedido meu e de muitos outros vereadores que agora está acontecendo. Migramos de um sistema arcaico para um moderno, que irá oferecer todas as comodidades que a internet dispõe. É certo que haverá um período de adaptação e o usuário também deverá entender que o estacionamento tecnológico irá contribuir para uma fiscalização ainda mais efetiva por parte da autoridade de trânsito”, ponderou Molina, classificando a nova modalidade como “mais acessível e democrática”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Estacionamento rotativo de Apucarana vai ganhar aplicativo; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!