MAIS LIDAS
VER TODOS

EQUINÓCIO DE PRIMAVERA

Estação das flores, Primavera 2022 chega com muita chuva na região

Equinócio de Primavera ocorre oficialmente nesta quinta-feira (22), às 22h04, dando início à nova estação. Chuvarada traz nova onda de frio

Da Redação

·
As chuvas frequentes dos últimos dias prosseguem volumosas e devem marcar início da primavera
Icone Camera Foto por Jair Ferreira/Estúdio Bellace
As chuvas frequentes dos últimos dias prosseguem volumosas e devem marcar início da primavera
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.09.2022, 11:28:13 Editado em 21.09.2022, 11:28:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A transição do inverno para a primavera vai ser chuvosa para toda a região, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná – Simepar. Há inclusive risco de temporais isolados, com ventos e raios, para esta quinta-feira (22), quando começa oficialmente a primavera, às 22h04. Com a chuva, vem também o friozinho.

continua após publicidade

O meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, destaca que há várias formações de temporais nas regiões do Paraguay, Mato Grosso do Sul e Paraná, inclusive com risco de temporais em algumas áreas. Junto com a chuva, explica o Kneib, vem os dias frios. A frente fria, que deve jogar as temperaturas mínimas para a casa de 10 graus, segue até o fim de semana. “No domingo já teremos clima mais agradável”, afirma.

Para Kneib, as variações mais bruscas de temperaturas, com oscilações rápidas, já são bastante comuns para essa época de transição de estações. Porém, esse ano, por conta do fenômeno La Niña, essas oscilações tendem a se ampliar e podem se estender inclusive até as primeiras semanas de outubro. “A La Niña favorece essas ondas de frio mais tardias”, resume.

continua após publicidade

ENTENDA: O QUE SÃO EQUINÓCIOS E SOLSTÍCIOS?

continua após publicidade

O Equinócio de Primavera acontece nesta quinta-feira (22) às 22h04. É quando começa oficialmente a Primavera. O equinócio é um fenômeno astronômico que marca o início da estação. No equinócio de primavera, o dia e a noite têm a mesma duração o que, aliás, dá origem ao próprio nome, equinócio, palavra formada do latim, com a junção de equi, que significa “igual”, e nocio, que significa “noite”.

Nos equinócios, o Sol incide sobre a linha do equador, o que acontece graças ao movimento que a terra faz em torno do Sol, somado ao fato de o eixo da Terra ser inclinado. A linha do equador é a linha que divide o globo em hemisfério sul e hemisfério norte. Deste modo, como o Sol não fica voltado diretamente para um hemisfério, mas está entre os dois, acontecem as estações que têm as temperaturas mais amenas. Essas estações são a primavera e o outono.

Por isso, acontecem dois equinócios durante o ano: um é o equinócio de primavera, o outro é o equinócio de outono. O equinócio de outono é o momento em que começa a estação do outono.

As outras estações, o verão e o inverno, também começam com um fenômeno astronômico. Esse fenômeno é o solstício, ou seja, há o solstício de verão e o solstício de inverno. Nesse caso, o Sol incide diretamente para o hemisfério em que está começando o verão.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Estação das flores, Primavera 2022 chega com muita chuva na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!