Apucarana

Escolas retomam a avaliação diagnóstica dos alunos

As aulas continuarão de forma remota, na rede municipal de Apucarana

Da Redação ·

Os membros do Comitê Municipal de Avaliação do Retorno às Aulas estiveram reunidos ontem (4) para deliberar sobre o atual momento da pandemia e as condições necessárias para que as escolas possam reestabelecer gradativamente as atividades letivas presenciais. Na semana passada, eles já haviam se encontrado com o prefeito Junior da Femac, a secretária de educação Marli Fernandes e o secretário de saúde Roberto Kaneta para tratar da vacinação dos educadores contra a Covid-19.

continua após publicidade

“Após as reuniões, os membros do comitê chegaram à conclusão de que as aulas devem continuar de forma remota, por enquanto, na rede municipal de Apucarana. No entanto, as escolas estão autorizadas a retomar as avaliações diagnósticas dos seus alunos e o atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem e de acesso à plataforma Google Sala de Aula. É importante frisar que as unidades de ensino foram orientadas a cumprir todos os protocolos de segurança sanitária durante os atendimentos presenciais,” explicou a secretária de educação.

As escolas municipais de Apucarana iniciaram a aplicação de uma avaliação diagnóstica aos estudantes do 1º ao 5º ano em fevereiro. Porém, o processo precisou ser interrompido em meados de março, devido ao surgimento de novas variantes, mais transmissíveis, do coronavírus. “As nossas crianças estão assistindo às aulas remotas há mais de um ano. A avaliação é essencial para que os professores possam medir o nível de aprendizado dos alunos e adequar as estratégias pedagógicas de acordo com a necessidade de cada um,” acrescentou.

continua após publicidade

O prefeito Junior da Femac afirmou que a vacinação dos profissionais da educação contra a Covid-19 deve começar nos próximos dias. “Nós recebemos com entusiasmo o anúncio, feito pelo governador Ratinho Junior, de que os professores e funcionários das escolas serão imunizados ao mesmo tempo em que as pessoas com comorbidades. A partir de agora, todas as remessas de vacinas que chegarem ao nosso estado terão um percentual de doses separado para a educação,” comemorou o gestor.

A avaliação diagnóstica dos alunos da rede municipal de ensino deverá ser concluída até 20 de maio. Depois disso, os membros do Comitê Municipal de Avaliação do Retorno às Aulas deverão se reunir e analisar novamente o contexto da pandemia de Covid-19 em Apucarana.

O Comitê Municipal de Avaliação do Retorno às Aulas é formado por representantes da Autarquia Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal da Fazenda, Autarquia Municipal de Educação, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana, diretores escolares, coordenadores escolares, professores e pais de alunos.