MAIS LIDAS
VER TODOS

Educação

Escola de Pais promove conscientização sobre o autismo

A nona edição da Escola de Pais foi realizada na noite de dessa quinta-feira (4/4) no Cine Teatro Fênix

Da Redação

·
O evento é em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Icone Camera Foto por Divulgação/Prefeitura de Apucarana
O evento é em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.04.2024, 17:13:39 Editado em 05.04.2024, 17:13:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi celebrado na última terça-feira (2/4). Em alusão à data, a Autarquia Municipal de Educação de Apucarana trouxe a professora Marialba da Glória Garcia Carneiro para falar sobre o tema com as famílias dos estudantes matriculados na sua rede. A nona edição da Escola de Pais foi realizada na noite de dessa quinta-feira (4/4) no Cine Teatro Fênix.

continua após publicidade

“O autismo é um transtorno de ordem neurológica que afeta uma em cada 160 crianças e caracteriza-se por dificuldades de comunicação e interação social, desenvolvimento motor mais lento, hipersensibilidade sensorial e comportamentos repetitivos ou metódicos. Em 2024, aproximadamente 200 estudantes autistas estão matriculados nos nossos CMEIs e Escolas Municipais. Conscientizar as famílias e a comunidade é essencial para combatermos o preconceito e garantirmos mais qualidade de vida às pessoas com o transtorno”, disse o prefeito Junior da Femac.

- LEIA MAIS: Vacinação contra dengue começa neste sábado em Apucarana; veja

continua após publicidade

A secretária de educação, Marli Fernandes, destacou que a Escola de Pais foi criada justamente para compartilhar informações e conhecimentos importantes com as famílias dos estudantes. “Desde que o projeto começou em 2022, no contexto pós-pandemia, nós já promovemos a reflexão dos pais e mães sobre temas como ‘inteligência emocional’, ‘a influência das tecnologias na educação dos filhos’, ‘a construção do caráter das crianças’, ‘educação inclusiva’ e ‘os relacionamentos interpessoais’. As palestras são sempre ministradas por especialistas. A professora Marialba, que esteve conosco ontem, por exemplo, tem mais de trinta anos de experiência profissional nas redes pública e privada de ensino,” afirmou.

O acompanhamento dos pais na vida escolar do filho é parte fundamental do processo de aprendizagem. Ao perceber que a família se interessa por seus estudos e experiências, a criança sente-se valorizada, desenvolve-se de forma segura, aprimora suas habilidades sociais e diminuem as chances de aparecimento de problemas comportamentais. “As famílias dos nossos alunos têm demonstrado bastante interesse pela Escola de Pais, não medindo esforços para participarem das palestras. Muito obrigada pela parceria,” agradeceu a secretária Marli Fernandes.

A nona edição da Escola de Pais foi transmitida ao vivo pelo canal da Autarquia Municipal de Educação na plataforma YouTube. O vídeo continua disponível por meio do link: https://youtube.com/live/K-nLdM-hG7I?feature=share

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Escola de Pais promove conscientização sobre o autismo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!