MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Ensino de língua de sinais completa um ano na rede municipal

A Prefeitura de Apucarana empenha-se para garantir a inclusão das pessoas surdas e com implantes cocleares na sociedade

Da Redação

·
O ensino de Libras completou um ano na rede municipal
Icone Camera Foto por Divulgação/Prefeitura de Apucarana
O ensino de Libras completou um ano na rede municipal
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.09.2023, 17:58:53 Editado em 26.09.2023, 17:58:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Dia Nacional do Surdo é celebrado anualmente em 26 de setembro. Já o Dia Internacional do Surdo e o Dia Internacional dos Tradutores e Intérpretes são comemorados em 30 de setembro. A Prefeitura de Apucarana empenha-se para garantir a inclusão das pessoas surdas e com implantes cocleares na sociedade. O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por exemplo, completou um ano de implantação no currículo da rede municipal de educação.

continua após publicidade

“Hoje, todas as nossas crianças, surdas e ouvintes, matriculadas nas turmas de 1º ao 5º Ano, nas 36 escolas municipais, aprendem Libras. O nosso objetivo é formar uma geração melhor que a atual, com pessoas que respeitem mais ao próximo e saibam valorizar as especificidades de cada um", disse o prefeito Junior da Femac.

- LEIA MAIS: Câmara de Mandaguari faz sessão especial à comunidade surda; confira

continua após publicidade

A secretária de educação, Marli Fernandes, lembrou que os docentes precisaram passar por formação antes da implantação do ensino de Libras no currículo. “Desde 2015, a Autarquia de Educação, por meio do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), e em parceria com o Polo da UAB, oferta cursos de Libras aos seus professores. No ano passado, nós ainda ampliamos o trabalho e passamos a ofertar a formação para toda a comunidade apucaranense", afirmou.

“Nós temos cinco turmas do curso de Libras em andamento, sendo três do nível básico, uma do intermediário e uma do avançado. Aproximadamente cem pessoas estão participando da formação atualmente. Isso é muito gratificante", acrescentou a diretora do CAME, Leia Sofia Viale.

O projeto Libras na Escola é coordenado pela professora do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar, Patrícia de Jesus Pinto. Dezoito professores ministram as aulas aos estudantes da rede municipal de Apucarana. “Em 2023, a equipe do CAME ainda ganhou o reforço dos professores surdos Gisleine Germuzesque Inácio e Lucas Braga Ribeiro", finalizou a secretária Marli Fernandes.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Ensino de língua de sinais completa um ano na rede municipal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!