MAIS LIDAS
VER TODOS

RECONHECIMENTO

Ensino de Apucarana é destaque no Tribunal de Contas do Paraná

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná publicou besta quinta-feira (25) em seu site os resultados de uma pesquisa que atesta a qualidade da educação ofertada na rede municipal de Apucarana. O estudo ‘Educação que faz a diferença’ foi realizado, entre os

Da Redação

·
Ensino de Apucarana é destaque no Tribunal de Contas do Paraná
Icone Camera Foto por Prefeitura
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.02.2021, 19:25:02 Editado em 25.02.2021, 19:25:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná publicou besta quinta-feira (25) em seu site os resultados de uma pesquisa que atesta a qualidade da educação ofertada na rede municipal de Apucarana. O estudo ‘Educação que faz a diferença’ foi realizado, entre os anos de 2019 e 2020, por iniciativa do Instituto Rui Barbosa e da entidade Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com o TCE.

continua após publicidade

Para a realização da pesquisa, técnicos de 28 Tribunais de Contas, com jurisdição na esfera municipal, visitaram secretarias de educação e escolas das diversas regiões brasileiras. Eles assistiram a aulas e conversaram com diretores, coordenadores, professores e pais de alunos.

“A conclusão a que os técnicos do TCE-PR chegaram, após visitarem a rede municipal de Apucarana, foi que nossos alunos têm apresentado avanços consistentes na aprendizagem ao longo dos últimos anos. Por isso, a cidade foi contemplada com o selo Bom Percurso,” afirmou a secretária de educação, Marli Fernandes.

continua após publicidade

O relatório final do estudo ‘Educação que faz a diferença’ destaca os investimentos que foram feitos na formação dos professores e na unificação do currículo escolar da rede municipal.

“Em Apucarana, os entrevistados contam que, em 2014, a partir de um diagnóstico dos principais desafios da rede, foi criada na faculdade local uma especialização para os professores, personalizada a partir dos pontos de melhorias identificados. Concluída essa formação, professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e equipe da secretaria construíram juntos um currículo unificado, com a definição do que trabalhar em cada disciplina e ano. Essa matriz única, na visão dos atores envolvidos, teve grande impacto no planejamento do ensino. A quantidade e variedade de projetos multidisciplinares constituem um dos pontos marcantes da rede,” descreve o relatório.

Para o prefeito Junior da Femac, a educação apucaranense tem alcançado excelentes resultados graças ao comprometimento de todos os profissionais da rede municipal. “Eu agradeço aos diretores, coordenadores, professores, merendeiras e motoristas do transporte escolar que sempre abraçam os projetos que propomos e não medem esforços para torná-los realidade. Investir na educação das crianças é o melhor que podemos fazer pelo futuro da nossa cidade,” disse.

continua após publicidade

Além de Apucarana, foram também contemplados com o selo Bom Percurso os municípios paranaenses de Arapoti, Assis Chateaubriand, Astorga, Castro, Foz do Iguaçu, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Loanda, Mallet, Mandaguari, Marmeleiro, Medianeira, Paranavaí, Pato Branco, Rebouças, Rio Negro, Rolândia, Sengés, Terra Boa, Turvo e Ubiratã.

O relatório final do estudo ‘Educação que faz a diferença’ pode ser conferido no endereço: https://irbcontas.org.br/wp-content/uploads/2020/07/EQFD_final.pdf


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Ensino de Apucarana é destaque no Tribunal de Contas do Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!