MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Emenda garante implementos para pequenos produtores

A Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Apucarana apresentou nesta quinta-feira (15/04), em evento no horto municipal, implementos agrícolas conquistados pelo município através do Programa Paraná Mais Cidades, do Governo do Paraná. A iniciativa, cria

Da Redação

·
Emenda garante implementos para pequenos produtores
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.04.2021, 21:11:06 Editado em 15.04.2021, 21:11:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Apucarana apresentou nesta quinta-feira (15/04), em evento no horto municipal, implementos agrícolas conquistados pelo município através do Programa Paraná Mais Cidades, do Governo do Paraná. A iniciativa, criada no final de 2019, é desenvolvida em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP/PR), que destina os recursos para o financiamento de obras e equipamentos nos 399 municípios do Paraná.

continua após publicidade

Os equipamentos apresentados somam investimento na ordem de R$ 100 mil e foram adquiridos através de emenda proposta pelo deputado Estadual Arilson Chiorato, sendo um distribuidor de calcário e cama de frango, uma concha traseira e uma pá carregadeira para engate, uma carreta basculante com caçamba em metal e um arado escarificador com desarme automático. “Agradecemos o olhar do deputado Arilson pela agricultura familiar. É a mesma visão que temos, ou seja, a de prestar sempre todo apoio para que o homem e os filhos do campo tenham condições de diversificar a produção e, com isso, permaneçam gerando renda e fiquem em suas propriedades. Podem ter a certeza de que a prefeitura vai fazer com que esses implementos atendam ao seu propósito, chegando às famílias que precisam”, pontuou o prefeito Júnior da Femac, que esteve acompanhado do vice-prefeito Paulo Sérgio Vital e do secretário da Agricultura, Gerson Canuto.

Ao falar sobre a concretização da emenda e do trabalho em conjunto com a Prefeitura de Apucarana, o deputado Estadual Arilson Chiorato firmou novo compromisso com a agricultura familiar do município. “Com esses implementos, nossos pequenos produtores poderão produzir muito mais, pois o que era feito de forma manual, agora será executado de forma automatizada. Vou estar sempre disponível para buscar recursos para quem sabe investir e cuidar, por isso fica aqui o meu compromisso com a agricultura familiar da cidade de buscar, também neste ano, mais emendas para aquisição de outros implementos dentro do Programa Paraná Mais Cidades”, disse Arilson Chiorato.

continua após publicidade

De acordo com ele, além dos equipamentos entregues oficialmente nesta quinta-feira, outros devem chegar em breve com recursos da emenda. “A burocracia e a pandemia têm sido obstáculos para a concretização de alguns contratos, mas ainda vai chegar uma cozinha industrial para atender as mulheres rurais, entre outros equipamentos destinados à agricultura familiar”, informou o parlamentar.

A origem dos recursos do Programa Paraná Mais Cidades do Governo Estadual vem da economia feita pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP/PR). Os equipamentos adquiridos são repassados às secretarias municipais, que ficam responsáveis pela guarda e cessão direta aos agricultores familiares ou a grupos de produtores vinculados a sindicatos e associações do setor agropecuário. “Com certeza esses implementos são muito bem-vindos, serão de grande utilidade para todos nós, pequenos produtores, pois sozinhos não teríamos condições de adquiri-los”, disse o cafeicultor Mauro Machado.

O ato de apresentação dos implementos contou ainda com a presença de representantes de associações, sindicatos e entidades governamentais ligadas ao meio rural. “A definição dos novos implementos, que serão solicitados junto à nova emenda proposta pelo deputado vai acontecer mediante reuniões do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável”, disse Gerson Canuto, secretário Municipal da Agricultura.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Emenda garante implementos para pequenos produtores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!