MAIS LIDAS
VER TODOS

LEVANTAMENTO

Em busca de uma vida melhor: venezuelanos aumentam na região

Um levantamento da Caritas Diocesana de Apucarana, de 2020, apontou que até abril deste ano foram acompanhados quase 60 venezuelanos que vivem em Apucarana, Arapongas e Cambira. Muitos mudaram-se para a região em busca de oportunidades de trabalho para um

Da Redação

·
Em busca de uma vida melhor: venezuelanos aumentam na região
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.05.2021, 12:20:00 Editado em 23.05.2021, 19:08:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um levantamento da Caritas Diocesana de Apucarana, de 2020, apontou que até abril deste ano foram acompanhados quase 60 venezuelanos que vivem em Apucarana, Arapongas e Cambira. Muitos mudaram-se para a região em busca de oportunidades de trabalho para uma vida melhor.

continua após publicidade

Uma venezuelana de 25 anos, está entre os imigrantes que chegaram recentemente. A jovem, que não autorizou a divulgação de seu nome, está em Apucarana desde 23 de fevereiro, e veio para se juntar a mãe e as quatro irmãs que já vivem na cidade há dois anos. O pai dela já faleceu. A moça que já domina muito bem o idioma português, afirma que a principal dificuldade é encontrar um emprego. Atualmente a família vive somente com a renda de uma das irmãs, de 18 anos, que trabalha como costureira.

Segundo ela, a mãe, de 53 anos, e uma outra irmã, de 21, foram desligadas de seus empregos. “Minha mãe trabalhava como limpeza em uma empresa e foi dispensada após pegar Covid e minha irmã auxiliar de controle de qualidade foi demitida por corte de gastos”, informa.

continua após publicidade

Antes de se mudar para o Brasil a jovem cursava o segundo ano de engenharia química. Ela também cursou gastronomia dentre outros cursos de culinária. Porém, mesmo com estas qualificações, ainda não foi contratada.

“Está difícil encontrar emprego. Acho que o fato de ser estrangeira não ajuda”, comenta.

Sua última entrevista de emprego foi em um grande supermercado da cidade. Mas até o momento não recebeu resposta. Enquanto isso a família conta com ajuda da Caritas para conseguir passar por esse momento difícil.

continua após publicidade

Pandemia e fechamento de fronteiras complicam situação de imigrantes

A assistente social Erika Leonel Ferreira, informa que a Caritas acompanha um total de 265 estrangeiros. A maior parte são haitianos (206), mas ela afirma que o número de venezuelanos está aumentando.

Segundo ela, os imigrantes da Venezuela que chegaram em Apucarana durante ainda dependem de autorização e que a falta de documentação acaba fragilizando ainda mais a situação deles.“Antes da pandemia, muitos venezuelanos entraram em nosso país pedindo refúgio devido à gravidade da violação dos direitos humanos na Venezuela. Com a questão da pandemia no ano passado, fecharam as fronteiras e os imigrantes que entraram sem passar pela Polícia Federal estão chegaram sem documentos”, comenta.Segundo Érika, uma nota técnica da Defensoria Pública, autoriza empresas a registrarem imigrantes preliminarmente, ou com documentos vencidos. “Se alguém tiver com documento vencido tem até setembro para se regularizar, devido a pandemia. O nosso trabalho está sendo esse, encaminhamento e orientação de trabalho”, afirma.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Em busca de uma vida melhor: venezuelanos aumentam na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!