MAIS LIDAS
VER TODOS

BOA INICIATIVA

Em Apucarana, terreno baldio é transformado em horta urbana

O espaço, que antigamente era cheio de mato e ponto de descarte de lixo, hoje conta com uma extensa variedade de frutas, legumes e verduras

Da Redação

·
No terreno também é possível encontrar milho, feijão, couve, abobrinha, entre outros
Icone Camera Foto por TNOnline
No terreno também é possível encontrar milho, feijão, couve, abobrinha, entre outros
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.01.2023, 11:09:40 Editado em 10.01.2023, 11:09:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Moradores do bairro Djalma Mendes, em Apucarana, transformaram um terreno baldio em uma horta urbana comunitária que ajuda a matar a fome e a levar alimentos de qualidade para muitas famílias daquela região. O espaço, que antigamente era cheio de mato e ponto de descarte de lixo, hoje conta com uma extensa variedade de frutas, legumes e verduras que enchem os olhos e as mãos de quem busca alimento. (Veja o vídeo abaixo)

continua após publicidade

A ideia de criar uma horta comunitária é da cabeleireira Izabel Teixeira, que cuida do local juntamente com o marido. Ela mora nas imediações do terreno – que seria de posse do município - onde há uma torre de transmissão de energia da Copel. Segundo a cabeleireira, a horta foi implantada com o aval da Copel, que também desenvolve o Programa Cultivar Energia, com mais de 40 mil metros quadrados de área destinada para plantio de hortaliças e legumes em faixas de segurança de linhas da empresa em todo o Paraná.

- LEIA MAIS: Hortas urbanas da Copel expandem consumo de orgânicos no PR; relembre.

continua após publicidade

Como as ruas no entorno não eram arborizadas, ela logo teve a ideia de plantar árvores frutíferas, que além dos frutos, forneceriam sombra para as pessoas que aguardam no ponto de ônibus. “Fomos plantando laranja, mexerica, amora, mandioca, cebolinha, banana, tudo que tem em uma horta”, comenta.

No terreno também é possível encontrar milho, feijão, couve, abobrinha, romã, cana, almeirão, acerola, pitanga, pêssego, manga e salsinha, que chegam até a casa dos moradores do bairro. A dona de casa Silvia Mendes, está entre os moradores que fazem a feira ‘literalmente’ na horta comunitária.

“É um espaço maravilhoso. Tem muitas coisas boas para pegar. Esse espaço é muito importante e muito bem cuidado. A gente vem, colhe tudo e a vantagem é que é tudo orgânico, não tem veneno”, afirma.

continua após publicidade

E além de matar a fome e levar alimentos de qualidade para os moradores do bairro a horta urbana também serve como uma ocupação, ou até uma terapia para aqueles que cultivam no espaço como é o caso do aposentado José Itervino, 62 anos. “Isso para mim é uma terapia, ajuda passar o tempo. E ainda sou recompensado com tudo que a terra pode dar”, comemora Itervino que acabou de colher feijão de boa qualidade.

Assista:

continua após publicidade

Programa incentiva cultivo solidário

continua após publicidade

A prefeitura de Apucarana desenvolve um projeto há aproximadamente três anos que incentiva esse tipo de iniciativa na cidade. A Horta Solidária é realizada em parceria com as secretarias da Mulher, da Assistência Social, da Agricultura e de Serviços Públicos, e já possui 27 espaços para cultivo de alimentos espalhados em várias regiões. De acordo com a coordenadora do projeto, Maura Aparecida Fernandes de Oliveira, a iniciativa também é um meio de ocupação, geração de renda e espaço para interação e troca de experiências.

“A gente também atende pessoas em vulnerabilidade social, pessoas com transtorno de ansiedade, aposentados. Então é um projeto que promove complementação de renda, inclusão social e interação social”, afirma.

Segundo a coordenadora, a horta é implantada em localidades onde há solicitação por parte da comunidade. “A prefeitura sede o espaço, os insumos e a água e as famílias cadastradas entram com o cuidado. Alguns produzem para consumo outros para geração de renda”, explica.

A maior horta do projeto está em fase de implantação no bairro Dom Romeu Alberti e vai beneficiar, inicialmente, 17 famílias.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Em Apucarana, terreno baldio é transformado em horta urbana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!