MAIS LIDAS
VER TODOS

Empreendedorismo social

Economia Solidária promove feira na Praça Mauá

O Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, da secretaria da Mulher e Assuntos da Família, realiza na próxima terça-feira (7/7), das 10h às 18h, uma feira de gastronomia e artesanato, produtos do trabalho de empreendedoras solidárias capacit

Da Redação

·
Economia Solidária promove feira na Praça Mauá
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.07.2020, 14:16:25 Editado em 03.07.2020, 14:15:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, da secretaria da Mulher e Assuntos da Família, realiza na próxima terça-feira (7/7), das 10h às 18h, uma feira de gastronomia e artesanato, produtos do trabalho de empreendedoras solidárias capacitadas pelo Programa, na recém-revitalizada Praça Mauá (em frente à Estação Ferroviária), na Barra Funda .

continua após publicidade

“Tem Feirinha na Mauá” terá barracas oferecendo pães artesanais, pão de mel, brownies, cookies, sonhos recheados, artesanato e plantas suculentas. A ideia, promovida pela Administração Municipal, é ajudar as mulheres na geração de trabalho e renda – especialmente em época como a atual, em que há dificuldades ainda maiores por causa da pandemia, além de oferecer aos trabalhadores do setor de vestuário uma opção de comprar produtos de qualidade, frescos e por um preço justo, propiciando momentos de lazer e incentivando a economia local.

O protocolo para não proliferação do covid-19 será seguido à risca. Empreendedoras solidárias de grupo de risco não podem estar presentes. Todas as expositoras usarão máscara, as barracas terão distância mínima de dois metros entre si e haverá álcool gel em todos os pontos de venda. Além disso, a Praça Mauá é um espaço de lazer ao ar livre.

continua após publicidade

“Tomamos todas as medidas indicadas pelo protocolo, com o objetivo de evitar o espalhamento do novo coronavírus. A ideia da administração é ajudar as mulheres a gerar renda nesses tempos difíceis que estamos enfrentando. Vamos fazer, na Praça Mauá, o mesmo que já está sendo feito na Feira do Produtor aos sábados. Temos know-how adquirido pela experiência de outra feira. E não podemos esquecer de que ambas são realizadas ao ar livre”, disse a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin .

Memória afetiva

O espaço histórico da Praça Mauá abriga monumentos que datam dos anos iniciais de vida de Apucarana e faz parte da memória afetiva da cidade. Foi recentemente revitalizado, recebendo investimentos de R$ 30 mil do município. O espaço de lazer ao ar livre teve calçadas recuperadas, ganhou rampas de acessibilidade, foi pintado, teve os postes ornamentais reformados e agora dispõe de luz de LED iluminando os quadros e bandeiras dos 26 países com maior número de imigrantes no município.

continua após publicidade

Referência

Implantado há seis anos, o Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, da secretaria da Mulher e Assuntos da Família, é referência no Estado do Paraná e na Região do Vale do Ivaí. Municípios como Guarapuava (Centro-Sul) e Cambira inspiraram-se no modelo exitoso de Apucarana, que capacitou cerca de mil mulheres e dispõe de 15 pontos de venda – cedidos pela Prefeitura – espalhados pela cidade. A Economia Solidária tem ainda o Espaço Empreender, na Vila Nova, uma incubadora de novos empreendimentos, centro de treinamento e oficinas.

Serviço

Os empreendimentos econômico-solidários abrangem diversas áreas como artesanato, confecção, beleza e estética, gastronomia, plantas medicinais e ornamentais, produção orgânica de hortifrutis e estão baseados nos conceitos-chave de autogestão, cooperação, solidariedade, sustentabilidade e viabilidade econômica. Quem quiser participar da próxima capacitação em Economia Solidária deve se inscrever no Espaço Mulher, que fica na Rua Oswaldo Cruz, 432.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Economia Solidária promove feira na Praça Mauá"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!