MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Doações de órgãos crescem na região de Apucarana

No Hospital da Providência de Apucarana houve um aumento de 20% nas captações

Da Redação

·
Doações de órgãos crescem na região de Apucarana
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.09.2021, 14:00:00 Editado em 10.09.2021, 20:36:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de doações de órgãos cresceu nos dois hospitais referência da área da 16ª Regional e Saúde (RS) de Apucarana.

continua após publicidade

Dados do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná apontam 18 captações de órgãos registradas entre janeiro a agosto deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram 17 notificações, um aumento de 6%. Além do número de captações, o que chama atenção é o alto índice conversão do procedimento.

De acordo com a Organização de Procura de Órgãos (OPO), de Londrina os procedimentos envolvem doações de fígado, rim, pulmão e coração. A doação de órgãos ganha evidência durante o mês por conta da campanha Setembro Verde.

continua após publicidade

No Hospital da Providência de Apucarana houve um aumento de 20% nas captações. De janeiro a agosto deste ano foram 12 doações de órgãos para transplantes, quatro recusas e cinco descartes (procedimentos quando o paciente tem alguma doença viral ativa, infecção generalizada não tratada, HIV, HTLV, Covid entre outras).

No ano passado o número de doações foi menor, 10, com três recusas, quatro descartes e 1 protocolo inconclusivo. Segundo a coordenadora da OPO de Londrina, enfermeira Emanuelle Zocoler, o Hospital da Providência tem uma taxa de conversão (famílias que aceitam a doação) de 71%. “A taxa vai aumentar com as duas doações registradas em agosto”, afirma.

No Hospital Norte Paranaense (Honpar) de Arapongas, o número de notificações de captação caiu 14,2%. Neste ano foram 7 doações. No ano passado foram 6 doações. No entanto, a taxa de conversão do hospital é referência. “O Honpar tem 100% de conversão. Isso significa que todas as famílias entrevistadas aceitaram a doar órgãos de seus familiares, é um índice excelente e o Providência está muito próximo. Essa taxa muda, se ocorrem muitas recusas o índice abaixa”, explica.

continua após publicidade

22ª RS

Desde o ano passado, o Hospital Bom Jesus de Ivaiporã não registra captações de órgãos. Segundo a OPO, a instituição dependia do único neurocirurgião que faleceu após ser infectado com a Covid-19, no ano passado.

“Desde o ano passado não tivemos protocolo de morte cerebral lá. Os pacientes são encaminhados para Apucarana, porque o neuro que atuava em Ivaiporã faleceu ano passado”, comenta. Por este motivo, a enfermeira acredita que as mortes cerebrais estão subnotificadas.

Por, Cindy Santos - Jornalista do Grupo Tribuna do Norte

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Doações de órgãos crescem na região de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!