Apucarana

Diocese prepara abertura da Campanha da Fraternidade; veja

De acordo com o Bispo dom Carlos José de Oliveira, o tema educação é muito importante; assista

Da Redação ·

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou oficialmente, nesta quarta-feira (2), a Campanha da Fraternidade de 2022, com o tema "Fraternidade e Educação" e o lema bíblico "Fala com sabedoria, ensina com amor", porém, em Apucarana e em Arapongas o lançamento oficial da campanha acontece nesta quinta e sexta-feira.

continua após publicidade

O Bispo dom Carlos José de Oliveira explicou que em Apucarana a abertura acontece na quinta (3/3), às 19h30 no Cine Teatro Fênix e em Arapongas, o lançamento será na sexta (4/3), também às 19h30 no Cine Mauá. "Vamos fazer uma exposição temática da campanha nos dois municípios, para autoridades locais e comunidade. É a terceira vez que a Igreja traz essa reflexão na quaresma. A questão da educação é tão séria na sociedade, ainda mais a partir da pandemia, que ainda estamos vivendo, com tantas consequências. É preciso retomar a ideia da educação integral, do ser humano, a partir daquilo que o Papa Francisco propõe, pacto pela verdadeira educação", disse.

Ainda de acordo com o Bispo, o tema educação é muito importante. "O tema volta pela terceira vez, pois a educação é primordial, nas sagradas escrituras existe a importância da educação, transmitindo verdadeiros valores, educação não se trata apenas de transmissão de conhecimento, e sim para que a educação ser humano se torne cada vez mais humana na base do diálogo, respeito e da transmissão de verdadeiros valores. Não pode ser educação para guerra e sim para paz. Para a educação de uma criança é necessário um compromisso de toda sociedade, de todos nós", ressalta.

continua após publicidade

Dom Carlos aproveitou para falar sobre a quaresma, período de reflexão e jejum.  "Em toda igreja católica, no mundo inteiro, inicia nesta quarta-feira, o tempo santo da quaresma, nesta quarta, primeiro dia, tem o sentido mais profundo, lembramos que somos pó e ao pó voltaremos, tanto que nas missas de hoje, em nossas cabeças são depositadas cinzas. É o início desse tempo de penitência, de conversão, de voltar para Deus e para o amor aos irmãos. Nesta quarta dedicamos ao atendimento de confissões para iniciar bem a quaresma. Na quarta de Cinzas de todo ano, recomendamos o jejum e abstinência, apenas uma refeição no dia, o Papa pediu jejum, abstinência e  oração pela superação da guerra, para alcançarmos a paz, hoje é um dia especial de rezar pela paz no leste europeu e no mundo inteiro", finaliza.  Veja a entrevista com o Bispo no vídeo acima.