MAIS LIDAS
VER TODOS

RELIGIÃO

Diocese de Apucarana determina neutralidade nas eleições 2024; entenda

Decreto assinado pelo bispo Dom Carlos José veta qualquer tipo de propaganda eleitoral dentro de igrejas e suas dependências

Da Redação

·
Decreto foi publicado nesta quarta-feira (22)
Icone Camera Foto por TNOnline
Decreto foi publicado nesta quarta-feira (22)
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.05.2024, 10:10:42 Editado em 22.05.2024, 10:10:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Diocese de Apucarana, norte do Paraná, determinou neutralidade nas eleições municipais de 2024. Um decreto publicado nesta quarta-feira (22) veta que candidatos a cargos políticos façam qualquer tipo de propaganda eleitoral dentro de igrejas e suas dependências. A determinação também é válida para pastorais e movimentos católicos.

continua após publicidade

Assinado pelo bispo Dom Carlos José, o decreto informa ainda que a igreja não deve cooperar para a “exposição” de candidatos ou “qualquer espécie de ilícito eleitoral”. De acordo com o chanceler do bispado, padre Alexandro Freitas, a Igreja deve focar na sua própria missão.

- LEIA MAIS: Carga desviada avaliada em R$ 120 mil é encontrada no norte do PR

continua após publicidade

“A participação dos leigos na vida política é muito importante, precisamos da presença de gente com esses valores cristãos nesse meio. Mas a Igreja como instituição precisa manter-se fora, porque sua missão é a de fazer comunhão”, assinalou o chanceler.

O decreto também orienta quanto sobre a participação das lideranças nas próximas eleições municipais. De acordo com o documento, “fica expressamente proibida a filiação partidária por parte de Diáconos e de Presbíteros incardinados nesta Diocese de Apucarana”.

Aqueles que desejarem participar terão seus cargos suspensos pelo período do mandato – independente da vitória ou derrota nas urnas. Nesse período, o sacerdote não terá direito aos benefícios cedidos pela Igreja, como plano de saúde, moradia e até mesmo contribuição previdenciária.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Reconhecendo a figura de influência dos sacerdotes e diáconos, a Diocese de Apucarana também decretou que eles não podem manifestar “público apoio ou rejeição a qualquer candidato, de viva voz ou através dos meios de comunicação, sob penalidade de suspensão provisória do ofício ou encargo”.

As eleições municipais em 2024 ocorrerão em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Diocese de Apucarana determina neutralidade nas eleições 2024; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!