MAIS LIDAS
VER TODOS

CENSO 2022

Dificuldades afastam recenseadores em Apucarana; saiba mais

Os problemas vão desde atrasos de pagamento, problemas com o equipamento e hostilidade de moradores

Da Redação

·
A situação registrada em Apucarana não é diferente da maioria dos municípios do Brasil, segundo relatos que vêm ganhando as redes sociais
Icone Camera Foto por Reprodução
A situação registrada em Apucarana não é diferente da maioria dos municípios do Brasil, segundo relatos que vêm ganhando as redes sociais
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.09.2022, 11:19:07 Editado em 01.09.2022, 11:19:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Quase um mês após o início do Censo 2022, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relatam uma série de dificuldades para realizar a coleta de dados em Apucarana. Os problemas vão desde atrasos de pagamento, problemas com o equipamento e hostilidade de moradores. Por isso, 10% dos contratados nos testes seletivos realizados até agora desistiram ou ainda não começaram ainda o trabalho na cidade.

continua após publicidade

A situação registrada em Apucarana não é diferente da maioria dos municípios do Brasil, segundo relatos que vêm ganhando as redes sociais. A recenseadora Mara Lúcia Teixeira do Amaral, 65, está atuando no centro de Apucarana desde o começo do mês. Ela afirma que ainda não recebeu sequer a ajuda de custo de R$ 200 prevista durante o período de treinamento. Maria Lúcia relata problemas com o equipamento e também dificuldades com alguns moradores.

- LEIA MAIS: com Censo em andamento, Arapongas tem metade de recenseadores atuando

continua após publicidade

“Algumas pessoas não querem responder e pedem para gente voltar mais tarde. Outras não gostam das perguntas e reagem agressivamente. Há também aquelas que mostram desconhecimento sobre o Censo e também não querem responder”, afirma.

Ela ainda não conseguiu terminar o primeiro setor, quando poderá receber pelo trabalho realizado. “Ainda estou na metade”, revela a recenseadora, que trabalhou no Censo de 1980 do IBGE. “Naquela época era tudo no papel. Era bem diferente”, lembra.

O recenseador Fabiano Batista Silvério, 40, reclama da demora no pagamento. Ele recebeu a ajuda de custo de R$ 200, mas ainda aguarda pelo dinheiro do trabalho após concluir o primeiro setor.

“Faz 12 dias que terminei (o primeiro setor) e ainda não recebi”

continua após publicidade
- Fabiano Batista Silvério, recenseador

Fabiano conta que trabalhou no Censo de 2010 e afirma que o sistema atual não é tão ágil. “O problema é que a supervisão precisa retornar ao setor já concluído e conferir algumas informações por amostragem, mas isso está demorando demais e, enquanto esse trabalho é feito, a gente não recebe”, afirma.

Atualmente, ele está atuando no segundo setor, localizado na região do Núcleo da Fraternidade. O primeiro setor, na área central, contava com 300 domicílios. “Não estou tendo problema com os moradores. Nesse aspecto está tranquilo”, contrapõe.

continua após publicidade

Há casos também de recenseadores que desistiram. Uma apucaranense de 24 anos, que optou por não divulgar o nome, conta que abandonou o trabalho por falta de recebimento. “Ainda não recebi a ajuda de custo do treinamento. Me falaram que iria ser liberada a ordem de pagamento após uma semana. Fui tentar receber no prazo informado e não estava disponível. Comecei a trabalhar no setor e comuniquei meu agente supervisor. Ele disse que iria repassar a informação da falta de recebimento para os responsáveis. Depois de três semanas indo no banco, não havia nada ainda”, conta.

Por, Fernando Klein

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Dificuldades afastam recenseadores em Apucarana; saiba mais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!