MAIS LIDAS
VER TODOS

Homenagem

Dia da Capivara: relembre aparições do 'mascote' de Apucarana

Esses bichinhos simpáticos, que ocupam a região do Lago Jaboti, têm um dia só para eles: dia 14 de setembro

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.09.2022, 17:53:34 Editado em 14.09.2022, 18:02:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Esses bichinhos simpáticos, que ocupam a região do Lago Jaboti, em Apucarana, têm um dia só para eles: 14 de setembro é Dia Internacional da Capivara. Aproveitando a data e homenageando essas 'fofuras apucaranenses', o TNOnline reuniu acontecimentos curiosos e engraçados protagonizados pelos animais que são considerados 'mascotes' da cidade.

continua após publicidade

Capivaras no parquinho

No dia 19 de maio, uma 'turma' de capivaras resolveu curtir a tarde em um dos parquinhos do Lago Jaboti. Rapidamente a imagem foi compartilhada. Eram mais de 20 capivaras, entre elas, filhotes, que se alimentavam da grama existente no local. Pela foto, é possível perceber que elas estariam aproveitando a calmaria do parquinho e aproveitaram para 'brincar', ou melhor se alimentar.

continua após publicidade

Capivara vira pastel

Em janeiro deste ano, a equipe do TNOnline fez uma reportagem sobre a criação do pastel em formato de capivara. Isso mesmo, além de observar as capivaras no Lago do Jaboti, os animais também puderam ser vistos e apreciados no Espaço das Feiras, em Apucarana, em formato de pastel. Quem inovou ao criar o pastel na Cidade Alta foi a microempreendedora Paula de Alcântara.

No Terminal Urbano

continua após publicidade

Em setembro de 2020, um leitor do TNOnline encaminhou um vídeo que mostrava uma capivara andando pelo Terminal Urbano, de Apucarana. "Parecia que a capivara iria entrar na circular," brincou o homem que flagrou o animal.


Curiosidades

As capivaras são a maior espécie da ordem dos roedores e são grandes as chances de também serem os animais mais simpáticos da natureza. Podem ser encontrados principalmente na América do Sul e outras curiosidades incluem o fato de que conseguem ficar debaixo d’água por mais de cinco minutos e são chamadas de “Kapiyva” — mestre das gramas — por uma tribo amazônica.

continua após publicidade

Tamanho e peso

Capivaras medem entre 100 e 130 centímetros de largura e 50 de altura. Costumam pesar algo entre 30 e 80 quilos, dependendo do sexo. Fêmeas costumam ser um pouco maiores do que os machos.

continua após publicidade

Habitat

Os roedores amam água e precisam dela para manter a pele úmida. São encontrados apenas em áreas como estuários, pântanos, margens de rios e próximos de córregos na América Central e do Sul, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Dieta

Herbívoras, só se alimentam de vegetação, normalmente plantas aquáticas e grama, mas opções como grãos, melões e abóboras também podem fazer parte do menu. Cerca de 80% de sua dieta consiste apenas em cinco espécies diferentes de grama. Em um dia típico, podem consumir entre 2,7 e 2,6 quilos de grama fresca.

Noturnas

Consideradas animais “crepusculares”, capivaras são animais mais ativos durante o amanhecer ou anoitecer. Em alguns casos, caso se sintam ameaçadas, passam a ter hábitos mais noturnos: ficam acordadas a noite inteira e dormem durante o dia. A escuridão oferece abrigo e segurança para que possam comer e socializar sem se preocupar tanto com predadores. Chamadas também de “porco d’água”, dormem perto da água, em áreas com vegetação densa para se esconder de predadores. Às vezes dormem na lama e em águas rasas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Dia da Capivara: relembre aparições do 'mascote' de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!