MAIS LIDAS
VER TODOS

Imunização

Dia D de Vacinação é neste sábado (13) no PR; Apucarana terá 25 pontos

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana vai abrir 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de 8h30 as 16h30, para imunizar os apucaranenses

Da Redação

·
Dia D de Vacinação é neste sábado (13) no PR; Apucarana terá 25 pontos
Icone Camera Foto por AEN
Dia D de Vacinação é neste sábado (13) no PR; Apucarana terá 25 pontos
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.04.2024, 11:33:40 Editado em 12.04.2024, 11:33:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Dia D de mobilização nacional para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe acontece neste sábado (13) em todo o Paraná. As pessoas do grupo prioritário que têm dificuldade de acesso a uma sala de vacinação ou de comparecer durante a semana poderão se proteger e atualizar a carteirinha. Para isso, 1.351 salas de vacinação estarão abertas e 10,9 mil profissionais de prontidão em todo o Paraná.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Apucarana vacina contra a gripe neste sábado em 25 UBSs; veja quais

A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e Ministério da Saúde.

continua após publicidade

“Queremos convocar os paranaenses para mais um Dia D de vacinação, especialmente para a imunização contra a gripe, e reforçar a importância de manter a imunização em dia. Com o apoio dos municípios e a colaboração da população do Estado, ampliaremos nossa cobertura vacinal e aumentaremos a proteção contra doenças que podem ser prevenidas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A expectativa da Sesa é aplicar cerca de 200 mil vacinas em todo o Paraná. Além do imunizante da gripe, estarão disponíveis as demais vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunização, de acordo com o estoque disponível nas secretarias municipais.

Também estão vigentes as campanhas de imunização contra a dengue, nos 47 municípios contemplados das Regiões de Apucarana, Foz do Iguaçu e Londrina, e contra a Covid-19.

continua após publicidade

Vacinação em Apucarana

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana vai abrir 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de 8h30 as 16h30, para imunizar os apucaranenses. Apenas a unidade de saúde Bolivar Pavão, no Jardim América, referência no combate a dengue, não irá ofertar as doses contra a gripe.

Com uma população-alvo de 51.860 pessoas, a cobertura vacinal está em 16,86%, com um total de 7.798 doses aplicadas.

continua após publicidade

“Apelo para a população garantir essa importante imunização para evitar que os sintomas da gripe se evoluam para quadro mais graves, como a pneumonia”, conclama o prefeito Junior da Femac.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, faz um balanço da cobertura vacinal dos principais grupos-alvo da vacinação. A meta em Apucarana é vacinar 23.860 pessoas com mais de 60 anos, mas apenas 5.065 se imunizaram, ou seja, 20.92%.

Já entre as crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos, a meta é 8.065 e somente 379 foram vacinadas, o que corresponde a 6,14%. “A vacina contra gripe em crianças em idade pediátrica é importante porque ela fica imune contra o vírus e evita a evolução para casos graves de síndrome respiratória. A gripe pode ser perigosa em crianças e a vacina, além de evitar o agravamento dos casos, impede que elas transmitam a doença para adultos e idosos. Pais e responsáveis levem as crianças para vacinar, evitando que desenvolvam uma doença que é previsível e prevenível”, orienta o médico da AMS, Odarlone Orente.

Dentro da previsão de vacinar 1.139 gestantes na cidade, até agora 146 receberam a dose contra a gripe (11,85%).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Dia D de Vacinação é neste sábado (13) no PR; Apucarana terá 25 pontos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!