MAIS LIDAS
VER TODOS

Meio Ambiente

Despejos irregulares no Jaboti são monitorados pelo IAT

Coletas de amostras de água têm sido feitas regularmente por determinação do Ministério Público.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.07.2021, 14:27:36 Editado em 16.07.2021, 14:27:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na quinta-feira (15) técnicos do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), antigo IAP, coletaram amostras de água em três pontos do Lago Jaboti. O monitoramento periódico atende determinação do Ministério Público Estadual, por iniciativa da promotora Fernanda Lacerda Trevisan Silvério, em processo instaurado ainda em 2018.

continua após publicidade

O trabalho de coleta de amostras da água do Jaboti foi acompanhado pelo secretário do meio ambiente, Gentil Pereira, e pelo gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi. O principal problema no lago – formado por três cursos de água – detectado há alguns anos, são lançamentos clandestinos de esgoto sanitário em galerias pluviais, que acabam caindo no Jaboti.

Em análises preliminares dos técnicos do IAT – que devem ser oficialmente confirmadas em laudos de laboratório – foram avaliados em dois pontos de coleta, amostras de água de ótima e outra com nível de boa qualidade. Já num terceiro ponto a avaliação foi de água de qualidade ruim.

continua após publicidade

O secretário Gentil Pereira pondera que os servidores da Secretaria do Meio Ambiente, por determinação do prefeito Junior da Femac, vêm vistoriando de forma permanente todas as regiões no entorno do Lago Jaboti. “Estamos reduzindo de maneira significativa o descarte de lixo, como sacolas plásticas, copos, garrafas, latas e outros materiais”, revela Pereira.

Quanto à questão de ligações clandestinas de esgoto sanitário na rede de galerias de águas pluviais, o secretário explica que esse é um problema muito antigo na região. “Felizmente, com a intervenção do Ministério Público, envolvendo a Sanepar e agora o IAT, o monitoramento tem sido constante visando eliminar, de forma gradativa, os focos de despejos irregulares”, comenta o secretário Gentil Pereira.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Despejos irregulares no Jaboti são monitorados pelo IAT"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!