MAIS LIDAS
VER TODOS

Meio Ambiente

Despejo irregular no Lago Jaboti é tema de reunião no MP

O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (26).

Da Redação

·
Despejo irregular no Lago Jaboti é tema de reunião no MP
Icone Camera Foto por TNOnline
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.08.2021, 14:20:26 Editado em 26.08.2021, 14:25:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O lançamento clandestino de esgoto sanitário em galerias pluviais que deságua no Lago Jaboti em Apucarana, foi tema de reunião realizada pelo Ministério Público Estadual, com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Vigilância Sanitária. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (26).

continua após publicidade

Conforme o MP, dados de 2014 mostram que 1.798 casas estariam em situação irregular, com lançamentos clandestinos de esgoto sanitário em galerias pluviais. “Acredito que em 2021 o número seja menor, mas preciso aguardar o levantamento que está sendo realizado para saber o número exato de casas irregulares, ” explica a promotora Fernanda Lacerda Trevisan Silvério

De acordo com a promotora, o processo foi instaurado em 2019 e um monitoramento periódico é realizado. "Notificações seriam entregues em 2019, mas por conta da pandemia tudo foi paralisado," conta.

continua após publicidade

A partir da reunião, a Vigilância Sanitária vai notificar as famílias que tenham casas com alguma irregularidade. “São várias situações encontradas, algumas casas têm irregularidades na rede coletora de esgoto, outras na caixa de gordura entre outros problemas ”, disse.

Após notificação as pessoas terão o prazo de 30 dias para entrar em contato com a Sanepar e entender o que precisa ser feito para regularizar a situação.

Em julho deste ano a promotora Fernanda Silvério pediu uma análise química do Lago Jaboti a técnicos do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), que coletaram amostras de água em três pontos do Lago Jaboti.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Despejo irregular no Lago Jaboti é tema de reunião no MP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!