MAIS LIDAS
VER TODOS

7 de setembro

“Desfile Cívico dos 200 anos” deve atrair 20 mil apucaranenses

A concentração das entidades acontece na Avenida Curitiba, n° 2.256, na altura do Supermercado Cidade Canção

Da Redação

·
Comemoração local dos 200 anos da independência do Brasil foi discutida
Icone Camera Foto por Assessoria
Comemoração local dos 200 anos da independência do Brasil foi discutida
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.09.2022, 18:11:54 Editado em 06.09.2022, 18:11:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, as comemorações alusivas ao “7 de Setembro”, que neste ano marcam o bicentenário da independência do Brasil, começam às 8 horas desta quarta-feira (07/09), no platô da Praça Rui Barbosa, em Apucarana. Na sequência, ao lado do comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada (30º BIMec), tenente-coronel Flábio Meireles Machado, e do comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM), tenente-coronel Marcos José Facio, o prefeito Júnior da Femac participa da revista das tropas militares e segue para o palco das autoridades, defronte à agência central da Caixa Econômica Federal (CEF), para autorização do início do desfile cívico, que neste ano contará com 64 entidades.

continua após publicidade

A expectativa da organização, que tem à frente a Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur), é de que pelo menos 20 mil pessoas compareçam ao momento patriótico, que tem início programado para as 9 horas. “O “7 de Setembro”, que é já especial por sua própria essência, ganhou um simbolismo ainda maior neste ano. Além de estarmos comemorando os 200 anos da nossa independência, após dois anos de pandemia da Covid-19 – em que ficamos impedidos de realizarmos os desfiles para evitarmos aglomerações – , estaremos novamente reunidos nas ruas para exaltarmos o nosso amor pelo Brasil”, disse o prefeito Júnior da Femac.

A concentração das entidades acontece na Avenida Curitiba, n° 2.256, na altura do Supermercado Cidade Canção. “O desfile será aberto pelas tropas do 30º BIMec, 10º BPM e 11º Grupamentos de Bombeiros. Na sequência virão os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), escolas das redes municipal, estadual e particular, bem como clubes de serviços e grupos organizados de segmentos diversos”, esclarece professora Maria Agar Borba, secretária Municipal da Promatur.

continua após publicidade

A dispersão acontece na Avenida Curitiba, n°1.121, em frente às Lojas Pernambucanas. Durante as atividades agentes municipais de trânsito estarão dando suporte. “Em função do desfile, diversas ruas centrais vão estar bloqueadas para o trânsito de veículos no período da manhã”, alerta Carlos Mendes, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).

História

A independência do Brasil do jugo de Portugal aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I), às margens do Rio Ipiranga (localizado em São Paulo), no dia 7 de setembro de 1822. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I. Desde 1946, por lei federal, a data é feriado nacional.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "“Desfile Cívico dos 200 anos” deve atrair 20 mil apucaranenses"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!