A colônia japonesa de Apucarana está entusiasmada com o desempenho do Japão na Copa do Mundo do Catar. Após superar a Espanha por 2 a 1 na última quinta-feira (1º), os “samurais azuis” garantiram uma vaga nas oitavas de final e vão enfrentar, na próxima segunda-feira (5), a Croácia.
A apucaranense Yuri Takeda, 73 anos, está contente com o desempenho do Japão, mas confessa que não esperava esses bons resultados na Copa do Catar. “Está sendo uma surpresa, na verdade. A vitória contra a Espanha foi emocionante. Agora, a expectativa é de passar na próxima fase”, afirma.
Ela afirma que o coração está dividido entre o Brasil e o Japão, mas o país de nascimento tem preferência. “A gente é brasileiro e torce para o Brasil”, afirma. No entanto, emenda: “Mas se o Japão vencer a gente também fica feliz”.
No entanto, Yuri Takeda afirma que a seleção de Tite, Neymar e
companhia tem mais chances. “Está sendo a copa das surpresas, mas o Brasil tem
mais time”, assinala.
Neusa Miyazaki, de 68 anos, vem acompanhando os jogos da seleção com a família. Ela também considera uma surpresa esses bons resultados do Japão no mundial. “O Japão tem mais tradição no beisebol, mas está fazendo bonito também no futebol”, afirma. Ela também conta que torceu para a Coreia do Sul, que bateu Portugal nesta sexta-feira (2) e também garantiu vaga nas oitavas. “Foi outro jogo emocionante”.
A apucaranense afirma que o grupo da família está movimentado com a Copa, principalmente nas partidas do Japão. “Pelos comentários no grupo acho até que tem uns que torcem mais para o Japão do que pelo Brasil”, brinca Neusa, que destaca a raça do time japonês. “Eles são determinados e não desistem nunca”, avalia. Da mesma forma que a amiga Yuri, ela também pende mais para o Brasil.
O Japão volta a campo na próxima segunda-feira (5), às 12 horas (horário de Brasília), quando enfrenta a Croácia pelas oitavas de final. Caso avance, o Japão pode ser o adversário do Brasil nas quartas de final.
Por Fernando Klein
Deixe seu comentário sobre: "Desempenho do Japão na Copa anima descendentes em Apucarana"