MAIS LIDAS
VER TODOS

em Apucarana

Descentralização puxa alta no número de novos empreendimentos; assista

Entre janeiro e julho, a Prefeitura de Apucarana registrou a abertura de 2.150 empresas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.08.2022, 13:35:29 Editado em 23.08.2022, 13:36:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com a pandemia de covid-19, Nubia Pereira Celestino fechou o salão de beleza na área central de Apucarana. Há dois meses, ela retomou o negócio, mas, desta vez, optou por inaugurar o empreendimento na Avenida Central do Paraná, na região do Jardim Trabalhista, zona norte da cidade. Nubia não é a única. Há um movimento de descentralização do comércio, que ganhou força com a pandemia. Veja o vídeo abaixo.

continua após publicidade

Entre janeiro e julho, a Prefeitura de Apucarana registrou a abertura de 2.150 empresas, entre microempreendedores individuais e empreendimentos de pequeno e médio portes. O número é 16% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram 1.852 alvarás comerciais concedidos pelo município.

O levantamento, feito pela Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Apucarana a pedido da reportagem, confirma esse panorama de descentralização. Das 2.150 empresas de janeiro a julho, 85% estão nos bairros, distritos ou zona rural. São apenas 315 no centro, enquanto 1.835 estão distribuídas pela cidade.

continua após publicidade

São empreendimentos espalhados em dezenas de bairros, com destaque para o Residencial Interlagos (82), Núcleo João Paulo I (78), Jardim Ponta Grossa (77) e Jardim Apucarana (53), entre outros.

“Quando a cliente gosta do seu serviço, ela vai até você. Aqui, é praticamente um novo centro comercial. Além disso, é mais perto da minha casa”, explica Nubia Pereira Celestino. Ela destaca que a região do Jardim Ponta Grossa está crescendo, diversificando os negócios e os empreendimentos.

Luciana Costa Alves Alamao tem um estabelecimento especializado em salgados também na Avenida Central do Paraná. Há oito meses no ponto, ela comemora as vendas.

A avenida está sempre movimentada. Aqui vai crescer, vão construir muitos barracões ainda”, afirma, observando que atuava como costureira e decidiu investir na área de alimentação. “Já trabalhava em Jundiaí, São Paulo, com esse ramo e decidi retomar em Apucarana agora depois de passar pelo setor de confecções”

continua após publicidade
- Luciana Costa Alves, empresária

De olho no movimento da avenida, Aparecida Pereira da Silva decidiu montar uma loja de roupas novas e seminovas em frente a um imóvel da família. “O movimento é grande. Estou satisfeita”, diz. Ela tem uma facção de costura, mas pretende mudar para o ramo de varejo.

Fenômeno ganhou força após pandemia da covid-19

A secretária de Fazenda, Sueli Pereira, observa que a descentralização vem ocorrendo há vários anos, mas aumentou agora com a pandemia de covid-19. Segundo ela, o número de empreendimentos está crescendo, já que muitas pessoas precisaram empreender durante o auge da doença.

continua após publicidade

Das 2.150 empresas abertas entre janeiro e julho deste ano, 1.461 são MEis (Microempreendedores individuais), 478 microempreendedores (ME), 80 empresas de pequeno porte (EPP) e 131 de porte maior.

“Muitas pessoas perderam o emprego na pandemia e começaram pequenos negócios. As pessoas foram se virar, aproveitando também os inúmeros cursos ofertados pela Secretaria de Indústria e Comércio”, assinala Sueli. Ela afirma que é grande o número de MEIs por conta da característica do negócio, baseado na isenção tributária. Por outro lado, ela afirma que esses empreendimentos trazem retornos importantes para o município na movimentação da economia e na geração de postos de trabalho.

continua após publicidade

A secretária assinala ainda que os novos negócios estão espalhados em praticamente todos os bairros da cidade, gerando renda para a população e também para o município. VEJA:



GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Descentralização puxa alta no número de novos empreendimentos; assista"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!