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Dengue: serviços discutem melhoria no atendimento em Apucarana

Reunião foi realizada após novas normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde

Da Redação

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Reunião aconteceu nesta sexta-feira
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Reunião aconteceu nesta sexta-feira
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.03.2024, 18:28:21 Editado em 15.03.2024, 18:28:22
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Adequação no atendimento dos casos de dengue de acordo com as novas normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde nesta semana com o objetivo de evitar a evolução do quadro clínico do paciente para estado grave e mesmo para óbito. Esse foi o objetivo da reunião entre representantes da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, da Atenção Básica (UBSs), da UPA e do Hospital da Providência na tarde desta sexta-feira (15).

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“A ideia dessa reunião é ajustar as condutas de todos os serviços saúde envolvidos tratamento de pacientes com sintomas de dengue. A intenção é de que os apucaranenses ao procurar os serviços saibam que vai ser uma porta de entrada e saída para sua recuperação”, afirma o superintendente da Atenção Básica, Odarlone Orente.

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De acordo com Odarlone entre as condutas a serem ajustadas é estabelecer que médicos e enfermeiros sigam o novo protocolo de atendimento do Ministério da Saúde, que traz algumas mudanças pontuais no manejo clínico e exames destes pacientes.

“Nosso grande objetivo é garantir que o paciente receba o melhor atendimento possível e evitar a evolução para casos graves e evolução para óbito”, enfatiza Odarlone.

““Estamos nos adequando para garantir que todos os serviços de saúde reforcem e mantenham as condutas alinhadas, sejam adotadas quando o paciente der entrada seja na Central de Atendimento da Dengue no Lagoão, nas Unidades Básicas de Saúde, na UPA, na UBS Bolivar Pavão, e mesmo no hospital”, reitera Odarlone.

Ele informa também que na reunião de hoje foi estabelecida uma comissão de investigação de casos com desfecho fatal, formada por profissionais da atenção primária, secundária e terciária da saúde e especialista focal.

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