MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Criança de 10 anos ensina avós a ler e escrever; veja

Aproximadamente 11 milhões de pessoas não sabem ler e escrever no Brasil, segundo dados da IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Muitos são idosos, assim como Sebastiana de Oliveira e Silva, de 83 anos, e seu marido Miguel Porfilho da Sil

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.02.2021, 11:02:27 Editado em 27.02.2021, 12:00:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Aproximadamente 11 milhões de pessoas não sabem ler e escrever no Brasil, segundo dados da IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Muitos são idosos, assim como Sebastiana de Oliveira e Silva, de 83 anos, e seu marido Miguel Porfilho da Silva, de 89. O casal que mora em Apucarana em breve não vai mais precisar de ajuda para ler, pois uma garotinha vem mudando essa realidade.

continua após publicidade

Com apenas 10 anos, Thaiany Vitória Jordão Carraro ensina os avós a ler e escrever. Ela pegou os cadernos antigos e já mostrou como são as vogais . As aulas começaram em janeiro. "Minha filha começou a ensinar eles no dia 15 de janeiro, ela pegou todos os cadernos antigos e tem até um quadro. Ela ensina, corrige e até cobra uma letra bonita. Meu coração transborda de felicidade com a minha filha e com a atitude dela, quando eu volto do trabalho, ela vem correndo mostrar o que ensinou a eles. Eles são avós de criação, temos muito carinho por eles e sempre ensinei minha filha a ter respeito pelos mais velhos", conta a mãe Ana Carla Jordão.

Miguel sempre trabalhou na roça, até frequentou a escola quando criança, mas teve que abandonar os estudo. Ele garante que as aulas ajudam a esquecer essa situação difícil que a pandemia causou. "Estou me esforçando, quero aprender, nunca é tarde. O bom das aulas que é uma distração para a minha cabeça. não fico pensado nesse caos, não fico pensando besteira por causa do coronavírus", ressalta.

continua após publicidade

Já Sebastiana tem um motivo especial para querer aprender a ler. "Eu sou muito católica, tenho vários livros de rezas em casa, mas nunca consegui ler eles, quero aprender e saber o que tem nesses livros, estou muito feliz", comenta.

A garotinha que sonha ser uma professora ou veterinária, disse que todo tempo dedicado aos avós, vale muito pra ela, são momentos inesquecíveis. "Eu estou muito feliz por ajudar eles, por estar ensinado, quero que eles aprendam a ler, por que ler é muito bom, durante o dia eu tenho minhas brincadeiras, os meus estudos e também ensino eles, é muito bom e divertido também, passa o tempo mais rápido, sou a companheira deles e eles são meus. Tomara que eu consiga ensinar certinho e tomara que eles aprendam", finaliza.

Veja:

continua após publicidade



continua após publicidade




GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Criança de 10 anos ensina avós a ler e escrever; veja"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!