MAIS LIDAS
VER TODOS

final de ano

Covid-19: procura por testes aumenta em Apucarana

A volta à 'normalidade' provocou uma grande procura por testes contra a doença em farmácias e laboratórios da cidade

Da Redação

·
Covid-19: procura por testes aumenta em Apucarana
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.01.2022, 18:54:26 Editado em 03.01.2022, 18:54:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após quase dois anos sem grandes eventos ou reuniões familiares, muitas pessoas aproveitaram a vacinação e diminuição dos casos de Covid-19 e foram viajar ou reencontrar os parentes neste final de ano. A volta à 'normalidade' provocou uma grande procura por testes contra o coronavírus em farmácias e laboratórios de Apucarana.

continua após publicidade

O bioquímico Roberto Pinto de Almeida disse que o atendimento dobrou nos últimos dias. Antes do Natal, em média, eram realizados cinco testes, porém, agora a realizada é outra. Somente nesta segunda-feira (3), foram 10 exames realizados.

"Depois das festas de Natal a procura já aumentou bem por testes contra Covid. Muitas famílias se contaminaram na viagem ou nos reencontros. Estão vindo famílias testar e esses testes são relacionados às festas de Natal, daqui uns dias vamos ter outro aumento na procura de testes por causa do ano novo. Muitas famílias reunidas, praia, muita aglomeração" disse Roberto.

continua após publicidade

O bioquímico não descarta uma explosão de casos nos próximos dias e destacou a importância da vacinação. "Quando estávamos no pico da pandemia, no meio do ano passado, fazíamos em média 25 testes e agora parece que vamos viver isso novamente, e já devemos nos preparar para as festas de Carnaval, muitas pessoas ainda vão para a praia e devemos ter novamente o aumento de casos. Sorte que com a vacina os casos são mais leves, algumas pessoas nem apresentam sintomas, mas estão transmitindo o vírus, por causa da vacina, a Covid fica parecendo uma gripe, a vacinação é muito importante, além de tomar todos os cuidados, usar máscara, a vacina é muito importante", comenta.

Em uma rede de farmácias de Apucarana os testes rápidos, por causa da grande procura, acabaram no final de semana. Na tarde desta segunda, chegaram mais 100 testes e várias pessoas já foram agendadas para coletar o exame nos próximos dias.

"Agora que voltaram as festas a procura por testes aumentou e muito, no dia 31 foram realizados 37 testes em pessoas que iriam visitar parentes ou viajar. Antes do Natal estávamos fazendo entre 10 a 7 testes, agora são em média 30. São pessoas que estão com sintomas, que chegaram de viagens ou que participaram de grandes encontros familiares", explica a farmacêutica Juliane Vieira.

continua após publicidade

Nesta segunda-feira (3), após diversas semanas com menos de 10 casos diários, a saúde de Apucarana confirmou mais 41 contaminados pela Covid-19.

Após recesso, a vacinação contra a Covid-19 foi retomada nesta segunda, no Complexo Esportivo Lagoão e segue nos próximos dias. Estão disponíveis a 1ª dose para os apucaranenses a partir de 12 anos e a 2ª dose dos agendamentos até dia 2 de janeiro para todos os imunizantes: Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca.

A dose de reforço também segue sendo ofertada para o público de 18 anos ou mais, desde que tenha tomado a 2ª dose há 4 meses.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Covid-19: procura por testes aumenta em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!