MAIS LIDAS
VER TODOS

Abastecimento

Consumo de água aumenta 10% em Apucarana com onda de calor

Índice representa aumento diário de 3 milhões de litros de água consumidos na cidade, segundo a Sanepar

Da Redação

·
Sanepar orienta população a economizar água durante a onda de calor
Icone Camera Foto por Sanepar
Sanepar orienta população a economizar água durante a onda de calor
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.02.2025, 15:18:46 Editado em 19.02.2025, 15:27:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O consumo diário de água aumentou 10% em Apucarana, em média, por conta das temperaturas altas registradas nesta semana. A informação é da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A cidade bateu na última segunda-feira (17) o recorde de temperatura do ano, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Apucarana atinge recorde de temperatura nesta segunda, diz Simepar

Os termômetros marcaram 31,9ºC na segunda-feira, com sensação térmica de 37ºC, às 15 horas. Segundo a Sanepar, o consumo médio em Apucarana é de 30 milhões de litros de água por dia. Nesta semana, o volume chegou a 33 milhões de litros de água.

continua após publicidade

O calor intenso favorece um maior consumo de água. No entanto, a Sanepar orienta para evitar desperdícios. Segundo o gerente-geral da Sanepar de Londrina, Gil Gameiro, a população não deve lavar calçadas ou encher piscinas domésticas, além de outros comportamentos do tipo.

Ele assinala que isso pode comprometer o sistema. “Mesmo trabalhando initerruptamente, os sistemas perdem os níveis de reservação, ficando críticos, o que impacta na manutenção da pressão nas redes de distribuição de água e que pode afetar o abastecimento em algumas regiões das cidades, especialmente, nas áreas mais altas e distantes”, acrescenta.

Em Apucarana, Gameiro assinala que o aumento no consumo não gerou impacto na Sanepar, devido aos últimos investimentos feitos pela companhia na cidade, com a construção de um novo reservatório, uma nova adutora e também dois novos poços artesianos. “Por isso, a situação é mais tranquila em Apucarana”, pontua.

Segundo ele, a expectativa é que o calor amenize nos próximos dias e, consequentemente, o consumo de água também caia no Paraná.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Consumo de água aumenta 10% em Apucarana com onda de calor"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!