O consumo diário de água aumentou 10% em Apucarana, em média, por conta das temperaturas altas registradas nesta semana. A informação é da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A cidade bateu na última segunda-feira (17) o recorde de temperatura do ano, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
-LEIA MAIS: Apucarana atinge recorde de temperatura nesta segunda, diz Simepar
Os termômetros marcaram 31,9ºC na segunda-feira, com sensação térmica de 37ºC, às 15 horas. Segundo a Sanepar, o consumo médio em Apucarana é de 30 milhões de litros de água por dia. Nesta semana, o volume chegou a 33 milhões de litros de água.
O calor intenso favorece um maior consumo de água. No entanto, a Sanepar orienta para evitar desperdícios. Segundo o gerente-geral da Sanepar de Londrina, Gil Gameiro, a população não deve lavar calçadas ou encher piscinas domésticas, além de outros comportamentos do tipo.
Ele assinala que isso pode comprometer o sistema. “Mesmo trabalhando initerruptamente, os sistemas perdem os níveis de reservação, ficando críticos, o que impacta na manutenção da pressão nas redes de distribuição de água e que pode afetar o abastecimento em algumas regiões das cidades, especialmente, nas áreas mais altas e distantes”, acrescenta.
Em Apucarana, Gameiro assinala que o aumento no consumo não gerou impacto na Sanepar, devido aos últimos investimentos feitos pela companhia na cidade, com a construção de um novo reservatório, uma nova adutora e também dois novos poços artesianos. “Por isso, a situação é mais tranquila em Apucarana”, pontua.
Segundo ele, a expectativa é que o calor amenize nos próximos dias e, consequentemente, o consumo de água também caia no Paraná.
Deixe seu comentário sobre: "Consumo de água aumenta 10% em Apucarana com onda de calor"